15 recursos para bombar nos Stories do Instagram

15 recursos para bombar nos Stories do Instagram

1920 1080 Marcela Lisbôa

É bem provável que você tenha um perfil no Instagram. Porém, com tantas atualizações e novidades, você sabe se utiliza a ferramenta aproveitando todos os recursos para potencializar sua presença no aplicativo e ainda oferece conteúdo de qualidade aos seguidores?

O Instagram disponibiliza ferramentas indispensáveis, tanto para contas pessoais, quanto para comerciais, que vão impulsionar o crescimento digital do usuário por meio de vídeos, fotos e comentários. O aplicativo bateu, em 2018, 1 bilhão de contas ao redor do mundo e hoje, transforma toda e qualquer forma de interação em inúmeras possibilidades digitais. 

Um dos recursos de grande destaque dentro da rede social, que chamou a atenção dos usuários logo quando apresentado e continua sendo o favorito dentro da plataforma, é o Stories.  

Lançado em 2016, o Stories é a prova de que a boa atualização de um produto é a forma correta de acompanhar as mudanças dentro do mundo digital. Desde então, ele continua sendo o grande responsável pelo aumento da interação entre os usuários, oferecendo maneiras criativas de incentivar as pessoas a participarem ativamente da rede social. 

Quer saber como aproveitar os recursos do Stories para criar conteúdo de qualidade? Então continue a leitura:

1. Duração dos Stories e Highlights

É importante lembrar que os Stories duram até 24 horas, então o conteúdo criado para ele precisa impactar o seguidor de forma direta e rápida. Pensado para ser um conteúdo mais momentâneo do que no feed, o Stories é ideal para trabalhar promoções e ações especiais. 

O aplicativo também permite criar uma área de “destaque” no perfil, chamado de Highlight, que facilita a busca de informações dos seguidores e também eterniza o conteúdo criado, para que ele possa ser visto mais de uma vez. Além disso, é possível arquivá-los para usar futuramente.

2. Reels

A nova atualização do Instagram é o Reels, um recurso completo para gravação, edição e finalização de vídeo que veio para ajudar na criação de conteúdo. Como usar o Reels? Basta gravar as imagens como preferir, escolher a trilha sonora ideal e editar com personalidade. 

Fácil assim, seu Reels está pronto para ser divulgado nos Stories e/ou também na timeline, em um espaço criado para que eles não atrapalhem o planejamento de conteúdo oficial do perfil.   

3. Texto

A ferramenta de texto dos Stories é prática e versátil. Assim, ela permite que você incremente o conteúdo com muita criatividade nas fontes, cores, tamanhos e alinhamentos.

4. Filtros e gifs

Eles são expressivos e muito divertidos. Os filtros e gifs são ferramentas poderosas para diferenciar o seu conteúdo e torná-lo mais atrativo para os usuários.

É o caso da Netflix, que sempre aproveita a repercussão dos lançamentos de seus filmes e séries, criando gifs e filtros próprios que, quando utilizados, ajudam de forma natural na divulgação.

5. Emoji Slider

Algumas formas de manter a interação dentro do seu Instagram é utilizando o emoji slider. Ele funciona como um “termômetro”. Assim, os usuários podem interagir com os seus Stories e demonstrar o nível de concordância com aquele emoji que representa a resposta para o seu conteúdo.

6. Contagem regressiva

A contagem regressiva é bem utilizada para gerar expectativa diante da publicação. Seja um evento que está próximo ou uma novidade que irá ser lançada dentro da empresa, é importante manter as pessoas cientes do que está acontecendo, ainda mais na internet, que recebemos uma notícia atrás da outra.

7. Enquete

Realizar enquete é mais uma forma de interagir por meio de Stories. Sua pergunta pode aparecer em forma de vídeo, texto ou imagem e você pode definir dois tipos de resposta para a enquete. Portanto, atente-se para alinhar a resposta à pergunta.

8. Mensagem direta pelos Stories

Mais um sticker foi lançado recentemente. Dentro do seu próprio Stories você pode adicionar “Manda uma DM” e quando o seguidor quiser não apenas comentar a sua postagem, mas enviar uma mensagem e iniciar uma conversa, ele consegue fazer isso sem precisar sair dos seus Stories e continuar visualizando o conteúdo normalmente.

9. Teste

Já o teste é uma forma divertida de interagir com seus seguidores. Influencers, marcas e pessoas físicas, usam para testar o conhecimento dos seguidores na página, transformando o jogo em uma estratégia para colocar em público as informações que eles gostariam que os seguidores soubessem.

10. Compartilhamento de Stories

Sim, é possível! Você pode compartilhar Stories de outras pessoas. Assim, dá para trabalhar com o reconhecimento de marca e a opinião dos clientes, por exemplo.

Viu algo nos Stories de alguém e gostou? Se o perfil for público, é só compartilhar! A praticidade que o Instagram trouxe para os usuários é impressionante, facilitando o compartilhamento de informações sem precisar sair do aplicativo.

11. Etiquetas de compra

Além de mencionar outras contas, você também pode marcar produtos nos Stories utilizando as etiquetas de compra, que levam o usuário direto para sua loja.

12. Música nos Stories

Quer gravar um momento especial em tempo real, criar vídeo no Reels ou apenas compartilhar uma foto nos Stories? Aproveite para adicionar sua música preferida!  O Instagram disponibiliza diversos estilos musicais para você aproveitar o conteúdo da melhor forma e gerar identificação.

13. Perguntas e respostas

Que tal saber a opinião dos seus seguidores ou tirar dúvidas por meio dos Stories? Você pode personalizar um campo para que as pessoas enviem mensagens e, nos stories seguintes, respondê-las por texto, imagem ou vídeo. Mas lembre-se: só você saberá quem enviou a pergunta, portanto mantenha a discrição sempre que possível.

14. Lives

O recurso de Lives já era muito conhecido no Instagram, e durante a pandemia, teve seu auge, com crescimento em 70% na entrega de conteúdo. 

Lives de shows, participativas, entrevistas, educacionais e informativas fazem parte da programação do Instagram e, para cada conta, inúmeros usuários acompanham fielmente o conteúdo criado, divulgando e também influenciando outros. Ou seja, mais um recurso que, quando bem utilizado, traz o crescimento digital para empresas e profissionais. 

15. Melhores amigos

Quer publicar conteúdo para pessoas específicas nos Stories do seu Instagram? Agora é possível! O aplicativo lançou essa novidade em 2018 e foi super aceita pelo público. 

Além de divulgar conteúdo pessoal nos seus melhores amigos, empresários, influencers e empresas, utilizam do recurso para disponibilizar materiais exclusivos aos seguidores que compram o acesso. Dicas financeiras, aulas particulares, oficinas… são inúmeros os produtos entregues ao público do Instagram.

Use os recursos do Instagram a seu favor

Viu só como a interação tomou conta do Instagram? Se você ainda não investiu nessa plataforma, está mais do que na hora de criar uma estratégia utilizando o aplicativo. E, se você já faz parte da rede social, é hora de ativar essas ferramentas e abusar da criatividade para produzir conteúdos diferenciados. Ficou alguma dúvida? Quer entender melhor como transformar o seu Instagram em uma conta de sucesso? Entre em contato conosco! A Prod está aqui para te ajudar a potencializar sua presença no mercado digital.   

Compartilhe nas redes sociais