Confira as 4 fases da Jornada de Compra

Confira as 4 fases da Jornada de Compra

1920 1080 Maisa Cavalcanti

Você já fez uma Jornada de Compra para acompanhar em qual estágio comercial o seu lead está?

Ela é uma das principais técnicas utilizadas para descobrir quais são as suas necessidades e acompanhar de perto cada uma das fases até transformá-lo em cliente.

É fundamental que a empresa crie uma estratégia de vendas bem estruturada para atrair cada vez mais personas interessadas em comprar seu produto ou serviço.


Nesse texto vamos listar as 4 fases da Jornada de Compra. Fique ligado, pois você vai encontrar muitas dicas valiosas que podem ser facilmente aplicadas à sua empresa.

Fase 1 – Aprendizado e descoberta

No início da Jornada, o lead ainda não sabe que tem um problema ou uma necessidade de consumo. Está apenas buscando informações mais gerais que podem ajudá-lo no dia a dia.

Com a evolução do universo digital, ele provavelmente vai pesquisar no Google ou em qualquer outro buscador.

Se a sua empresa está presente nas redes sociais, tem um site e blog atualizados, ele pode se interessar pelo que você tem a oferecer.

Aliás, já falamos em um post anterior que o blog é uma das formas mais eficientes de conseguir aumentar sua visibilidade. A Prod utiliza essa estratégia e dá muito certo!

Para conseguir o contato e saber mais informações sobre o que ele quer, disponibilize conteúdos para ele baixar. E-books, por exemplo, são uma boa ideia!  

Fase 2 – Reconhecimento do problema

É nessa fase que ele começa a se conscientizar do problema e faz uma pesquisa mais detalhadamente sobre as possíveis soluções.

Então, é interessante ofertar materiais cada vez mais específicos sobre os seus serviços, para que ele comece a ver uma boa oportunidade de negócio.

Sabe o que também seria interessante? Levar ele até uma Landing Page para fazer um Quiz. Por meio das respostas, dá para conhecê-lo ainda melhor e disponibilizar mais conteúdos sobre o que ele realmente quer.

Fase 3 – Consideração da solução

Ele já sabe qual é a sua dor e percebeu que você oferece uma solução interessante. Só que são tantas as opções que ainda não decidiu qual é a melhor alternativa.

É agora que você deve mostrar os diferenciais em relação aos concorrentes.

Envie um e-mail marketing com os cases de sucesso, citando aqueles clientes que estão muito satisfeitos com o seu trabalho. Mostre como a sua empresa os ajudou a atingir objetivos traçados.

Fase 4 – Avaliação/Decisão de compra

Chegamos à etapa final, o momento chave de todo o processo! Ele toma a decisão e a compra pode acontecer.

É aqui que você precisa encantar e fazer ele perceber que a sua empresa é a melhor escolha!

O comportamento desse possível cliente ou lead é avaliado em cada uma das fases para qualificá-lo. Após essas 4 etapas da Jornada, se ele escolheu fazer negócios com a sua empresa, então começa o Funil de Marketing ou de Vendas.

O que achou? Parece simples e rápido, mas é um processo muito detalhado. Ele requer atenção em cada uma das etapas para ir conquistando esse lead aos poucos e criar uma necessidade de compra.

Tudo isso vai ajudar a sua equipe comercial a ter resultados muito melhores. Eles já sabem exatamente que tipo de cliente está lidando e quais os argumentos que devem utilizar.

Então, o que está esperando para começar a estruturar a sua Jornada de Compras do Cliente?

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