5 melhores ações digitais para representante comercial

5 melhores ações digitais para representante comercial

1920 1080 Leonardo Pereira

A pandemia do COVID-19 (ou Coronavírus) está aí, isso é um fato. Pesquisadores já indicam que este momento será definitivo para o mercado: o digital estará cada vez mais presente. Muitas empresas foram pegas de surpresa e estão tendo que se adequar à cultura do home-office rapidamente. Mas… E o representante comercial (ou representante farmacêutico/propagandista farmacêutico)? Como fazer esse trabalho, que sempre foi face-to-face, acontecer digitalmente com os mesmos resultados? Vamos descobrir!

Marketing digital vs. representante comercial

Bom, é legal deixar bem claro que os resultados nunca serão iguais. Online e offline são mundos completamente distintos. Existe um melhor ou pior? É claro que não. São diferentes e complementares. Aqui vou focar apenas nas estratégias de marketing digital, ok? Pois em casos de uma pandemia (como decretada após o surto do COVID-19), é preciso que o representante comercial (ou farmacêutico) continue as suas rotinas mesmo que não seja presencialmente.

Para isso, as estratégias de marketing digital podem ser uma ótima maneira de fazer essa rotina acontecer e gerar os resultados esperados. Afinal, com elas é possível mensurar todos os resultados e fazer uma abordagem multichannel (ou seja, em diferentes canais e sobre o mesmo assunto). Além disso, é um caminho fácil para conseguir, inclusive, atingir os médicos ainda não-visitados.

5 melhores ações de marketing digital

Bom, então vamos ao que importa, né? Nós estamos focados em ajudar nossos parceiros para que ajam da melhor forma com o time de representante comercial (ou farmacêuticos) neste período sensível. Assim, elencamos várias ações combinadas a um planejamento específico para gerar os resultados necessários e enfrentar este momento. Aliás, caso necessário, leia sobre o que é marketing digital antes de saber sobre as ações, ok? Caso não precise, veja só:

WhatsApp: comunicador instantâneo, todos têm acesso e olham o tempo todo lá, por que não utilizá-lo para gerar resultados? Aqui podemos ser livres, pois a plataforma aceita imagens estáticas, gifs e vídeos. Então, podemos ousar e utilizar banners animados e, ao mesmo tempo, informativos para despertar a atenção e gerar alguma ação (responder, clicar em algum link, etc).

E-mail marketing: bom, em épocas de quarentena, a melhor forma de se manter conectado é checando a caixa de entrada do e-mail. É uma regra? Não! Mas, após tantas campanhas com foco em e-mail, temos a experiência suficiente para concluir que boa parte dos públicos são atraídos por um e-mail bem feito e objetivo. Temos ótimos números que comprovam uma boa taxa de abertura e clique. Nesta ação, podemos lançar mão de e-mails atraentes, bem redigidos e, até mesmo, interativos.

Mídias de performance: um assunto recorrente aqui no blog da Prod e não tem como não ser. É vital, hoje em dia, ter anúncios rodando em diversas plataformas com uma mesma comunicação e que integre ações com e-mails marketing, banners de WhatsApp, etc. Mas você se engana caso pense somente em Facebook, Instagram e Google como mídias de performance. Hoje em dia, as plataformas do Gmail e Outlook, por exemplo, dão suporte para Ads e o anúncio aparece como se fosse um e-mail na caixa de entrada. Ou seja, diretamente para o seu público ter acesso. Incrível, né?

SMS: lembra daquele velho conhecido da tecnologia? Pois é! Apesar de muitas pessoas olharem para essa forma de comunicação como “antiga”, ainda pode ser muito útil para complementar táticas de marketing digital. É possível, por meio dos SMS, aproximar-se da sua base e nutri-la de informações ou mandar mensagens mais íntimas.

Push notification: sabe quando aparecem notificações no seu celular (ou até mesmo no computador) de aplicativos ou sites? Isso são os famosos pushs. Para poder utilizar, é preciso que o usuário, em algum momento, dê um aceite para receber. São ótimos para mensagens ou notícias urgentes e lembretes sobre webinars ou novos conteúdos.

Una a sua criatividade à sua experiência e tenha novas ideias! Em tempos de incerteza, testes são as melhores maneiras de acertar, desde que não atrapalhe o seu posicionamento de marketing. Pensou em alguma ação que acredita ter potencial? Chama a gente para bater um papo e vamos construir essa ideia. O que não pode é deixar a roda parar de girar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *