5 erros cometidos no gerenciamento de clientes

5 erros cometidos no gerenciamento de clientes

0 0 Maisa Cavalcanti

O bom relacionamento com o cliente é a base para um negócio de sucesso. Assim, é fundamental avaliar se a empresa está oferecendo serviços de qualidade e saber se as expectativas estão sendo atendidas. Aliás, falamos no post anterior sobre os segredos de um bom relacionamento com o cliente e como manter uma relação mais próxima. Agora, vamos abordar 5 erros comuns na conversão de clientes e como evitá-los. Vamos a eles?

1. Desconhecer seus clientes e o que eles precisam

Não conhecer os clientes em todos os aspectos faz com que ofereça um serviço que talvez eles não estejam interessados. Para evitar que isso aconteça, existem ferramentas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), questionários online ou a geolocalização para auxiliar a coleta e o gerenciamento dos dados. Porém, é preciso estar claro o perfil que quer atingir, pois assim fica mais fácil personalizar o que irá entregar.

2. Oferecer algo somente do interesse da empresa

Esse é bem comum entre as empresas que estão interessadas apenas em leads ou na venda, não em fidelizar. Oferecem produtos ou serviços teoricamente incríveis e com um preço atrativo simplesmente porque acham que os clientes irão gostar. Já viu isso por aí? Achar que os clientes desejam é bem diferente deles realmente quererem ou precisarem. Neste caso, o e-mail marketing irá te ajudar, pois você consegue descobrir o interesse do cliente com apenas alguns cliques e usar a informação para oferecer o que ele realmente necessita.

3. Não atender no prazo

Ninguém gosta de atrasos, certo? E muito menos os seus clientes! Desta forma, a desorganização pode ser um dos seus piores inimigos nessa hora. Quando a empresa se compromete a fazer um Webinar, um post no blog ou a divulgação de qualquer material em uma data, evite atrasos. Procure por ferramentas que ajudam a manter a agenda e a organização das tarefas sempre atualizadas. Elas serão importantes aliadas para que consiga atender a todos os prazos.

4. Esquecer o cliente

Como fazer para manter o contato com o cliente, para manter o interesse dele em você? Nesse ponto, a régua de relacionamento é muito útil. Nela, a empresa deve interagir com o cliente em cada etapa, oferecendo uma relação completa e personalizada. É necessário integrar os departamentos de marketing, vendas e atendimento para manter o contato contínuo, desde a prospecção até a fidelização. Quem aparece, sempre será lembrado! Aqui o CRM também é um grande aliado, além das ferramentas de automação de marketing.

5. Não fazer pós-venda

O pós-venda deveria ser essencial, mas muitas empresas não se preocupam em saber como foi a experiência de compra do cliente. Procure saber se o que ofereceu está de acordo com o que ele queria ou mesmo se ele voltaria a fazer negócio com você. Dedique um certo esforço para essa fase, pois é nessa fase que encontrará possíveis erros e muitas chances de melhorar as estratégias futuras. Se quiser algo mais amplo, faça uma pesquisa de satisfação online. Hoje há vários softwares gratuitos que possibilitam isso.

Percebeu como ações simples podem evitar uma grande dor de cabeça? Entenda a importância de estudar o cliente, de zelar pelo atendimento e planejar bem as ações e prazos. Evite esses erros que podem fazer o cliente perder a confiança no seu trabalho ou então você correrá o risco de perdê-lo para sempre.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *