A importância da presença digital para pequenas e médias empresas

A importância da presença digital para pequenas e médias empresas

1920 1080 Maisa Cavalcanti

O mundo está cada vez mais conectado e é essencial que a sua empresa esteja presente no ambiente digital, pois pode aumentar muito a visibilidade do seu negócio e, com isso, trazer mais clientes. Isso é ainda mais importante para pequenas e médias empresas, que estão concorrendo com grandes companhias, mas querem uma parte do market share.

O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial de usuários de internet, segundo o relatório divulgado no fim de 2017 pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. São mais de 120 milhões de pessoas conectadas! Você tem alguma dúvida de que o seu público está nesse meio?

Marketing Digital x Marketing Convencional

O marketing convencional ainda é muito utilizado e importante em alguns setores, porém o investimento pode ser muito alto. Ainda é muito caro fazer comerciais na televisão ou um anúncio em uma revista, por exemplo. Outro fator importante: é muito difícil mensurar os resultados.

Investir em um bom planejamento estratégico online, utilizando ferramentas de acordo com o perfil que quer atingir, pode sair mais barato do que você imagina! Além disso, é possível que o retorno seja muito mais rápido do que da forma convencional.

Como iniciar um plano de Marketing Digital?

Essas são as etapas básicas para se fazer um plano de marketing digital.

Escolha da Persona
Persona é o seu cliente ideal, quem você realmente quer conquistar, então tem que traçar estratégias específicas para atrair esse público.

Definir os objetivos
O que você quer atingir? O que deseja? É muito importante saber onde se quer chegar, então estabeleça prazos e utilize métricas para isso.

Quais canais irá utilizar
Pesquise quais canais a sua persona mais utiliza. Não precisa fazer ações em todos eles, mas aqui estão alguns importantes: sociais, e-mail, busca orgânica, referência e mídia paga.

Qual o tipo de conteúdo será veiculado
O consumidor atual sempre busca por informações antes de comprar um produto ou serviço, então elas precisam ser facilmente encontradas e também de qualidade. Além disso, tem que ser algo do interesse da sua persona.

Verificação dos resultados
É importante monitorar as ações de marketing para identificar as falhas e acertos na estratégia. Dessa forma, fica mais fácil saber quais são os melhores canais e tipos de comunicação para investir e também consertar os erros cometidos.

Porque investir em Marketing Digital?

Aumentar a visibilidade
As pessoas estão sempre conectadas à internet, seja pelos smartphones, tablets ou desktops. Então, elas podem encontrar a sua empresa por meio de uma simples busca na internet. Por isso é importante aplicar estratégias de SEO para se ranquear bem nos buscadores. Estar presente nas principais redes sociais também é essencial!

Flexibilidade de orçamento
Nem tudo no mundo online é pago. Você pode divulgar a sua empresa por meio de conteúdos interessantes em um blog, uma página no Facebook, Instagram ou em qualquer outra rede social. Porém, se quiser ganhar mais visibilidade rapidamente, é interessante investir em um site de fácil navegação, Google ou Facebook Ads e muitas outras ferramentas. Talvez seja muito mais barato do que investir em um material impresso.

Possibilidade de segmentar seu público
É muito mais fácil atingir seu público de forma certeira e rápida. Isso acontece pela facilidade de monitorar o que os usuários de internet têm interesse e seus hábitos de consumo. A Geolocalização é muito interessante para isso.

Facilidade para analisar os resultados
Há diversos recursos, plataformas e ferramentas para mensurar os resultados, que fazem com que se consiga ver os resultados quase que imediatamente. O Google Analytics, por exemplo, é ótimo para ver tudo nos mínimos detalhes.

Viu como é importante ter uma presença online, principalmente se você tiver uma pequena ou média empresa?

Analise o que sua persona procura e utilize isso a seu favor! Crie um site interessante, páginas nas redes sociais, produza conteúdos de qualidade e monitore tudo que está acontecendo. Procure parceiros – como os influenciadores digitais – e invista na capacitação ou contratação de uma equipe focada nisso.

Uma outra opção interessante, caso a sua empresa ainda não tenha uma estratégia voltada para o mundo online, é contratar uma Agência Digital. Eles vão saber te orientar e traçar um plano adequado e que fará toda a diferença para se destacar! Pense nisso!

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