Aumento da venda online: 6 dicas para iniciar um e-commerce

Aumento da venda online: 6 dicas para iniciar um e-commerce

1920 1080 Leonardo Pereira

Na era do digital, estamos sendo confrontados pelo crescimento da venda online. Quer descobrir o que está por trás disso? Vem comigo! E, no final do texto, contarei algumas dicas para bombar um e-commerce.

Site = ponto importante da presença digital

Ter um site é super importante, afinal, é para ele que todos os pontos da sua presença digital irão convergir. Você também pode fornecer informações importantes sobre sua empresa (como endereço e contatos). E, obviamente, é o canal perfeito para atrair novos leads, afinal o Google é muito usado por usuários que estão buscando alguma solução ou serviços. Então, se alguém pesquisar sobre algum produto que você vende, tenho certeza que você irá querer aparecer, certo?

Cenário da venda online nos próximos anos

Pra você ter uma noção em números, a empresa Forrester Research revelou que as vendas na internet (somente no Brasil) irão dobrar até 2021. Se continuar no crescimento médio de 12,4%, em 2021 será vendido, pela internet, um valor aproximado de R$ 85 bilhões durante o ano todo. Então, se você quiser uma fatia desse montante, é melhor se preparar. Serão quase 70 milhões de pessoas comprando algum produto ou serviço via web. Aliás, os serviços que mais crescem são relacionados à tecnologia (smartphones, notebooks e itens do mundo dos games, como controles e jogos).

E aí? Você está preparado para venda online e para atender esses novos consumidores? Por falar neles, fica ligado porque lançaremos ainda nesta semana, um outro texto abordando apenas essa mudança nos hábitos de consumo. Agora, conforme prometido no começo, vou contar algumas dicas para vender mais na internet.

6 dicas para iniciar as vendas online

Plano de negócio: você precisa planejar tudo! Desde os produtos e a estocagem, até os seus consumidores. Defina muito bem qual é o seu público, seus hábitos na internet e o que eles consomem. Esses pontos são essenciais. Por isso, entenda todo o cenário mercadológico para tomar alguma decisão importante.

Plataforma: tenha um site que possibilite o e-commerce. Embora hoje em dia haja várias maneiras de vender na internet, nada passa mais confiabilidade do que um site bem construído e com um layout incrível que seja responsivo, afinal, cada vez mais as compras online estão sendo feitas via smartphone. Agências digitais serão ótimas parceiras nesse processo.

Instagram Vitrines: já abordamos aqui no blog o Instagram Vitrines. Essa é uma ótima tática para vender pela internet. Afinal, é uma rede social que não para de crescer e te dá todas as ferramentas necessárias para consolidar uma boa venda. Vale a pena investir! Aah, um ponto super importante: mantenha a comunicação visual alinhada entre todas as redes sociais.

FaceAds: investir em FaceAds é interessante, porque você consegue segmentar para diferentes públicos ou subir uma base de contatos que você já tenha. Esse tipo de campanha faz uma CTA automático que seduz a pessoa para converter e, possivelmente, comprar o seu produto. Um grande case de sucesso aqui da Prod é uma startup do ramo da educação que também possui um e-commerce. Nós conseguimos aumentar a captação de leads em 2.600% com táticas de marketing digital.

Google Ads: fundamental para um comércio na internet. Seu futuro cliente irá pesquisar tudo o que ele puder a respeito da sua marca e do seu produto no Google. Logo, as informações sugeridas vão impactar diretamente na compra final. Ao fazer Google Ads pesquisa, seu link aparecerá no topo das pesquisas como publicidade. Assim, as chances dele clicar será ainda maior! Vários clientes aqui da Prod já utilizam desse tipo de campanha para melhores resultados nas suas vendas.

Blog: temos um texto especial sobre blog. Mas, em linhas gerais, além de transmitir credibilidade no assunto e construir uma boa reputação, o blog tem poder de qualificar seus leads ao te fornecer informações sobre o que mais interessa pra ele. Além disso, vai facilitar o processo da venda online já que você fará textos sobre sua área e mostrará que você tem uma solução para o problema dele. Também, essa dica te ajudará a aparecer nas primeiras posições do Google organicamente, ou seja, sem ajuda de investimentos. Pois, quanto mais seu site é movimentado com novos conteúdos, mais provável dele subir posições em rumo ao topo do Google.

Você ainda pode começar a pensar se vale a pena elaborar um aplicativo para vendas. Porque, dependendo do seu produto/serviço, o app será extremamente útil. Descubra os passos para criar um aplicativo.

E aí? Você já está seguindo esses passos ou ainda está um pouco perdido? Se precisar, a Prod tem inúmeras soluções para problemas digitais. Vamos bater um papo? 😉