Black Friday: estratégias para uma campanha de sucesso

Black Friday: estratégias para uma campanha de sucesso

1920 1080 Marcela Lisbôa

O planejamento é um ponto chave para ter êxito no marketing digital do seu negócio na Black Friday. Por isso, faça-o com antecedência e tenha sempre em mente os objetivos da sua marca. Assim, ficará fácil analisar os resultados e agir antes, durante e depois da BF para ter uma campanha de sucesso. Nesta etapa, é necessário considerar os seguintes pontos:

Persona

Definir a sua persona é uma regra básica de qualquer planejamento e durante a Black Friday não é diferente. Por exemplo: Se você trabalha com produtos ou serviços específicos, fica muito mais fácil converter uma compra quando oferece para os consumidores que têm afinidade com a sua área. Então invista na conquista de leads qualificados!

Canais

A internet oferece tantas opções para entrar em contato com o público que dá até para se perder, né? Por isso, ter foco nos canais certos é muito importante! Nós separamos algumas formas de divulgar a Black Friday que não têm erro:

  • E-mail: O e-mail marketing está presente em todas as etapas do relacionamento com o cliente e do processo de compra! Então não dá para deixá-lo de fora das suas estratégias de Black Friday. Afinal, com ele, é possível caminhar com o usuário até o carrinho de compra, realizar remarketing, enviar promoções, descontos especiais e cupons. Recomendamos que você entenda melhor o uso dessa poderosa ferramenta aqui!
  • Social: Estar nas redes sociais é importante, mas mais importante do que isso é estar nas redes sociais certas para a sua marca! Invista nas plataformas onde a sua persona está presente e lembre-se de falar a mesma língua em todos os perfis e canais onde você estiver. Assim, você poderá engajar os usuários nas suas promoções, divulgar com consistência e ter canais de relacionamento fortes durante a Black Friday. A gente até separou um conteúdo aqui para te orientar melhor.
  • Mídias pagas: Os anúncios pagos são importantes para garantir destaque para as suas promoções e atrair consumidores. Eles estão presentes tanto nas redes sociais como nos buscadores e irão alavancar a sua Black Friday. Mas lembre-se: investir em mídia paga requer planejamento estratégico e direcionamento certeiro para ter bons resultados. Dá uma olhada aqui para pegar algumas dicas sobre ads!

Mobile first

A maior parte dos acessos e buscas são realizados por dispositivos mobile. Então não podemos ignorar essa realidade. Por isso, oferecer uma experiência positiva, responsiva e funcional é essencial. O seu site precisa estar pronto para receber usuários que navegam de um smartphone, seja por wi-fi ou redes móveis. Integrar o UX design às suas plataformas e estratégias vai te permitir focar também no mobile. Afinal, esse fator pode te colocar à frente dos seus concorrentes ao oferecer uma experiência diferenciada. Aqui no blog, você também pode ler mais sobre isso.

Tecnologias web, soluções antifraude e sistemas para a Black Friday

A Black Friday demanda muito do seu site, pois o volume de vendas e acessos pode sobrecarregá-lo. Além disso, o alto número de troca de dados e transações precisa estar protegido. Se o contrário acontecer, uma loja pode acabar se queimando na Black Friday. Um e-commerce sem SSL, por exemplo, será um grande fiasco e a gente explica melhor sobre isso aqui.

Omnichannel

O varejo está caminhando para a tendência do omnichannel e você precisa acompanhá-la! Assim, todos os seus canais poderão convergir e oferecer uma experiência muito mais completa para o usuário. Desta forma, as lojas podem explorar diversas formas de interação entre os canais off e on e utilizar de forma mais inteligente os dados do consumidor.

Um de nossos clientes do mercado hoteleiro participou da Black Friday de 2017. Nós criamos uma campanha focada em e-mail marketing e redes sociais. Além disso, também trabalhamos com a identidade de todos os canais para reforçar a promoção. Desta forma, somente no dia da Black Friday, se comparado ao ano de 2016, aumentamos os acessos ao site em mais de 60%!

Assim, vai ser muito mais fácil aproveitar todas as vantagens do marketing digital na Black Friday, como falamos neste texto aqui. Inclusive, se você quiser se preparar melhor para este momento, recomendamos que continue de olho aqui no blog. 😉

Ah, e você percebeu que precisa melhorar ou incluir algum dos itens que falamos aqui? Conte para nós!

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