Como encantar o cliente desde o primeiro momento

Como encantar o cliente desde o primeiro momento

1920 1080 Maisa Cavalcanti

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo! São muitos concorrentes disputando pelo mesmo consumidor e buscando fidelizá-lo de diversas formas. Diante desse quadro, será que apenas atender às expectativas do cliente é suficiente para garantir uma parceria de sucesso? Como se destacar e encantar o cliente com tantos oferecendo produtos e serviços parecidos?

Já falamos anteriormente sobre os segredos de um bom relacionamento com o cliente e também citamos os cinco erros cometidos ao gerenciá-lo. Agora queremos dar algumas dicas essenciais de como encantar o cliente. Vamos conferir?

Mostre seu lado humanizado para encantar

Empresas investem energia e tempo na conquista de um novo cliente e muitas vezes esquecem de trabalhar a parte mais importante: o relacionamento. Conseguir trazer um cliente para sua empresa não é o mesmo que encantá-lo. Sem investir em uma relação de qualidade, buscando entender e atender suas expectativas, não é possível garantir sua fidelização. 

Em um mundo tão automatizado, tentar uma abordagem que gera uma proximidade pode ser muito positivo nessa troca profissional. Descobrir as preferências da sua audiência e criar conexões emocionais, por meio de um contato mais pessoal e íntimo, faz com que ele se sinta único e especial. 

Aqui na Prod, cultivamos nossos relacionamentos, internos e externos, preparando todo o time, de vendas ao marketing, para que cada Prother atenda nossos clientes dando a atenção às dores de seus produtos/serviços. 

Escutar ideias, buscar meios de realizá-las e fazer com que o cliente participe de cada processo, seja por meio de relatórios, apresentações e também de soluções para os problemas identificados ao longo do caminho, é a melhor maneira de se tornar um ponto de segurança e, ao mesmo tempo, aplicar as estratégias que o relacionamento exige.

Aposte em experiências

A experiência que o cliente tem com a empresa é tão importante quanto o serviço ou produto que vendem. Talvez ele fique tão insatisfeito que não vai comprar ou consumir de você novamente. Por isso, é indispensável causar uma boa impressão e deixar a sua marca em todas as etapas.

Que tal investir em um atendimento diferenciado, um primeiro contato inesperado ou um pós-venda de altíssima qualidade?

É importante frisar que a agência responsável por um trabalho não pode apenas tratar com cuidado e atenção o cliente – por meio de um contato direto – é preciso também focar em  tudo que envolva seu produto. Entendendo isso, fica a pergunta: como anda a satisfação do seu cliente com a comunicação e prestação do seu serviço?

Aqui vão algumas dicas para manter um relacionamento de qualidade com o seu cliente:

  • resolva problemas rapidamente;
  • seja ativo, entregue sempre mais, tenha novas ideias apresentando melhorias;
  • esteja atento ao feedback do cliente;
  • pregue seus valores e crenças, tenha consistência e crie uma conexão com o cliente;
  • apresente resultados e vibre com as conquistas compartilhadas;
  • mostre que você é confiável e esteja à disposição quando ele precisar.

Surpreenda!

Se você quiser de fato encantar o cliente, faça muito mais do que a maioria. Entregar o que foi prometido, no prazo correto e sem interferências no processo é o dever da empresa. Para fazer a diferença, é preciso entregar muito além do que ele quer ou espera.  

Todos os dias surgem novas formas de vender um produto no mercado de trabalho. É seu dever como empresa apresentar possíveis melhorias, análises e soluções ao cliente. Pode ser, por exemplo, um serviço extra ou um bônus que vai fazer você se destacar entre tantos concorrentes. Seguindo isso, com certeza ele vai se lembrar de você com mais frequência.

Utilize a comunicação integrada

No Brasil, o serviço de atendimento ao cliente é visto como de baixa qualidade. Os clientes esperam das empresas um atendimento exclusivo e com mais conveniência, como é o do Nubank, mas na maioria dos casos não é isso que ocorre. Então, se você quer encantá-lo, é importante que o cliente encontre uma forma de comunicação que o agrade, seja por escrito, por voz ou presencial.

A comunicação, quando bem trabalhada, carrega uma personalidade única, que traz a essência de cada empresa. Dentro de e-commerce, lojas físicas e restaurantes, encontramos grandes exemplos de como transformar um consumidor em um cliente fiel, que é quando o usuário em seu primeiro contato se identifica com a forma como é abordado e com o posicionamento da empresa.

Não importa qual seja o seu negócio, o cliente precisa receber um atendimento de qualidade, independentemente do canal que ele escolher fazer o contato. Cabe à sua empresa estudar a melhor forma de atendê-lo. 

Antecipe potenciais problemas

Proatividade na hora de resolver problemas é um grande diferencial! A capacidade de levantar todos os dados e analisá-los de forma efetiva, surpreende o cliente e faz com que a confiança aumente, gerando bons resultados dentro dessa parceria profissional.

Dessa forma, oferecer soluções mais personalizadas que vão além do que o cliente está esperando naquele momento, é uma ótima dica para encantá-lo!

Invista em uma relação de confiança com seu cliente

Encantar o cliente pode não ser uma tarefa fácil, mas é possível! Com um profissional especializado em marketing e boa capacidade de gerenciamento de clientes, as chances de atingir seus objetivos são maiores.

Estude a forma como sua empresa se relaciona com seus clientes e levante possíveis melhorias para transformar experiências em relações duráveis e de alta qualidade. Aproveite e faça um teste, siga um passo de cada vez e veja as mudanças positivas acontecerem! Se tiver dúvidas, é só clicar no botão abaixo para conhecer mais sobre o jeito Prod de encantar clientes.

Compartilhe nas redes sociais