Conta verificada no Instagram: saiba como ter a sua

Conta verificada no Instagram: saiba como ter a sua

1920 1080 Marcela Lisbôa

Você provavelmente já se deparou com contas oficiais no Instagram, que possuem o famoso selo azul de verificação, e ficou curioso sobre como aquele perfil ou marca conseguiu ter sua conta verificada.

Por muito tempo, esse item cobiçado era somente para contas selecionadas e com características específicas, porém, esse processo está diferente agora. O requisito básico de ter no mínimo 10 mil seguidores, que antes era necessário, não é mais, ou seja, qualquer perfil pode tentar sua verificação – sim, tentar, já que não é garantido para ninguém.

O processo para conseguir o selo inclui diversas etapas e passa pela validação do próprio Instagram antes de ser concluído. O usuário precisa comprovar a sua autenticidade por meio de um documento oficial, como RG, passaporte ou habilitação, quando se trata de um perfil pessoal. Já quando é uma conta comercial, é preciso CNPJ, contrato social ou inscrição estadual/municipal.

Depois disso, a rede social analisa fatores como influência e exclusividade para decidir se a conta receberá ou não o selo azul. Ainda mais necessária agora, nesse boom de “fake news”, já que ela comprova se o perfil ou marca são exclusivos, com conteúdo de credibilidade e autoridade no meio digital. 

De acordo com o chefe de tecnologia do Instagram, Mike Krieger: “a verificação é uma forma importante de mostrar que a conta com a qual você está interagindo é a presença autêntica de uma pessoa pública, celebridade, marca global ou entidade”. E também, segundo ele, as contas verificadas têm maiores chances de atingir altas audiências, com a originalidade comprovada.

Solicitando a conta verificada no Instagram

Nós já solicitamos a verificação de conta dos nossos clientes e, enquanto aguardamos a liberação do Instagram, vamos te explicar como pedir a sua também:

  • Abra o app e acesse o seu perfil;
  • Clique no menu superior, indicado por três risquinhos;
  • Acesse as configurações, no ícone de engrenagem;
  • Selecione a opção “Conta”;
  • Clique no “Solicitar verificação”, abaixo de “Publicações originais”.

Tudo bem até aqui, né?

Então é hora de enviar o seu documento para autenticação. Digite o seu nome de forma correta e completa no campo solicitado e anexe a imagem do documento. Se você quiser autenticar a conta da sua empresa, precisa redobrar a atenção nesta parte: no campo de nome, insira a razão social da empresa e anexe um arquivo contendo um dos seguintes documentos: cartão CNPJ, contrato social ou inscrição estadual ou municipal.

Depois disso, é só aguardar uma notificação do Instagram informando se a sua conta foi ou não autenticada.

Se não der certo, você pode tentar novamente após 30 dias, já que, por enquanto, não há um número limite de tentativas.

Enquanto isso, vale seguir boas práticas da rede social para facilitar e contribuir com a sua verificação. Olha só essas dicas:

Boas práticas no Instagram

  • Mantenha seu perfil atualizado, com informações e link na bio que realmente falem sobre você;
  • Evite publicar imagens e vídeos que não são de sua autoria – preze pelas originais;
  • Não utilize ferramentas de automação para conseguir seguidores ou curtidas e nem para fazer comentários repetitivos em diferentes posts por aí;
  • Não produza spam;
  • Não publique conteúdos ofensivos, ilegais ou com nudez explícita;
  • Respeite outros perfis, não faça comentários hostis;
  • Esteja presente em mais redes sociais – também com conteúdos inéditos;
  • Adicione localização às suas fotos;
  • Peça também o selo do Facebook – ele ajuda a conseguir o do Instagram.

Aproveite a oportunidade de ter uma conta verificada e turbine seus conteúdos para atrair ainda mais pessoas para seu perfil. Agora que as regras estão menos rígidas para ter essa marca de autenticidade, vale a pena investir ainda mais em estratégia e criatividade para manter um perfil ativo e convidativo para novos seguidores.

E não desanime! Mesmo que o seu perfil não seja aceito na primeira tentativa, veja como uma possibilidade de aprimoramento e aperfeiçoe sua identidade online dentro dos 30 dias de espera. E depois, tente novamente ganhar sua conta verificada.

Agora que você já entendeu como pedir a sua verificação e turbinar seu perfil, aplique as nossas dicas e depois conte para gente seus resultados. Se precisar de ajuda, já sabe, né? Só chamar!

Compartilhe nas redes sociais