Criatividade na resolução de problemas

Criatividade na resolução de problemas

1920 1080 Daniel Monteiro

Um dos pontos fortes que temos como seres humanos é a nossa capacidade de trabalharmos com criatividade. E isso é verdade para qualquer pessoa, qualquer pessoa mesmo! Vamos saber mais?

Todos temos criatividade!

Em uma entrevista para a revista Galileu, o professor Brad Hokanson, da Universidade de Minnesota, disse que criatividade integra as habilidades mentais natas, ou seja, todo mundo é criativo na hora de resolver problemas. Logo, é preciso reconhecê-la e trabalhá-la da melhor maneira possível.

Muitos de nós ainda atribui criatividade apenas para atividades relacionadas às artes. Parece que só Designers, Artistas Plásticos, Atores, Músicos, entre outros, é que são pessoas criativas. Essa não é verdade.

A criatividade e os problemas andam juntos. É por meio da criatividade que conseguimos solucionar todo e qualquer problema que temos, dos menores aos maiores. Da pequena demanda, ao grande projeto.

Nós devemos usar a criatividade o tempo todo?

Não se engane pensando que você precisa ser criativo 100% do tempo para resolver todos os problemas. Ser criativo é cansativo, demanda energia. Assim, também desenvolvemos – de forma criativa e quase automática – um banco de dados mental onde acumulamos conhecimento para podermos recorrer a soluções conhecidas e assim pouparmos esforço.

Você deve estar se perguntando: “Ué, mas então devo ou não ser criativo?”. E eu te respondo: a grande questão não é se devemos ou não ser, mas sim, quando devemos ser criativos!

Boa parte dos nossos problemas já possuem soluções. E, sendo assim, devemos recorrer a essas soluções (que estão espalhadas por aí, seja no Google, em conhecidos ou no nosso banco de dados mental) para que possamos poupar energia e gastar nossa capacidade criativa justamente naqueles problemas e demandas que precisam da nossa atenção.

Para exemplificar, vou trazer o que eu disse pra nossa realidade aqui na Prod. Então, se vou fazer o desenvolvimento de uma rotina padrão de CRUD, não faz sentido eu gastar tempo reinventando algo que é padrão e já existe. Mas, se for preciso desenvolver um código novo para solução de um problema específico e não mapeado, aí sim tenho que usar toda minha capacidade criativa na solução desenvolvida. Isso vale para todas as áreas.

Para resumir

– Todos nós somos criativos;
– Temos problemas a solucionar a todo momento (sim, tudo é um “problema”);
– Temos conhecimento acumulado de soluções para a maior parte dos problemas;
– Devemos dedicar tempo e energia para solucionar o que ainda não sabemos como, usando a criatividade.

Alguns estudos apontam que uma taça de vinho pode estimular a criatividade, embora faça você perder a concentração em tarefas que exigem foco. Então, para exercitar sua criatividade, vale a dica do professor Hokanson. “Uma das formas de aumentar nosso potencial criativo é nos expondo a ambientes, coisas e pessoas diferentes.” Ou seja, busque novas experiências e diferentes olhares para situações que são regulares no seu dia a dia.

Aqui na Prod, somos especialistas em entender as dores dos clientes e propor soluções criativas! Se você precisar de uma mãozinha, vamos bater um papo. 😉