Crie assuntos de e-mail marketing impossíveis de ignorar!

Crie assuntos de e-mail marketing impossíveis de ignorar!

1920 1080 Marcela Lisbôa

Recentemente falamos sobre a importância de utilizar e-mail marketing em sua estratégia digital. Como o tema é cheio de detalhes, separamos algumas dicas úteis para a criação de assuntos de e-mail marketing. Afinal, os assuntos são o primeiro contato das suas mensagens com seu cliente. Desta forma, ao trabalhar os pontos a seguir, você poderá conquistar a atenção do seu público logo de cara. Além disso, garantirá também mais sucesso na sua campanha ao aumentar a taxa de abertura de e-mails.

Elabore o assunto de e-mail marketing com tempo

Pensar, escolher as palavras certas, certificar-se de que o assunto tem relação com a mensagem. Tudo isso demanda tempo. Então, se você deixar para criar os assuntos às pressas, eles podem não sair como deveriam.

Relacione os assuntos com as mensagens

É muito importante que o seu assunto seja verdadeiro e esteja relacionado ao conteúdo. Por isso, não utilize termos convincentes apenas para gerar cliques se eles não fizerem parte da sua campanha.

Realize testes de assuntos

Os testes são essenciais para você identificar quais abordagens fazem mais sucesso com a sua lista. Então elabore dois assuntos e, de preferência, utilize elementos diferentes neles. Depois, observe os resultados. Assim, você poderá produzir com mais eficiência nos próximos e-mails e garantir um melhor impacto.

Desperte o interesse do seu público

Você provavelmente conhece algumas características da sua lista. Então use isso ao seu favor na hora de criar os assuntos. Assim, você poderá usar termos capazes de despertar o interesse e a curiosidade do seu público.

Seja relevante

Da mesma maneira que no item anterior, para ser relevante você precisa saber com quem está falando. Desta forma, certifique-se de que o assunto vai ser importante para a sua lista. Além disso, mostre que o seu e-mail pode fazer diferença na vida do seu público.

Seja breve: Menos é mais

Tenha em mente que seu e-mail marketing será visualizado em diferentes dispositivos. Por isso, o assunto deve servir para todos os tamanhos de tela. Aliás, as plataformas Resultados Digitais e a Dinamize recomendam que o assunto tenha entre 20 e 41 caracteres. Porém, se você acha pouco, pode começar com uma frase mais longa e depois ir cortando ou substituindo as palavras por sinônimos menores.

Use um snippet

O snippet, ou pre-header, pode complementar o assunto do seu e-mail e oferecer mais detalhes para ajudar a convencer o usuário a clicar no seu e-mkt. Isso acontece porque ele aparece logo depois do assunto.

Tenha senso de urgência

Mensagens que trazem um tom de urgência no assunto instigam o usuário a clicar no e-mail, pois aceleram a tomada de decisão. Aqui, você pode trabalhar o sentido de escassez, prazo ou oportunidade única.

Não seja comercial

É importante que você evite termos comerciais demais. Afinal, muitos sistemas de e-mails podem validar tais termos como spam e dificultar que o usuário receba e leia a sua mensagem.

Aposte na criatividade

Fale com o seu público de uma maneira inovadora. Assim, se o tema da sua campanha permitir, vale fazer brincadeiras, trocadilhos e até desafiar o usuário. Além disso, você também pode se apropriar de alguns elementos para incrementar a ideia criativa:

  • Emojis: Os emojis são expressivos, conduzem a uma interpretação mais facilmente e geram mais interação.
  • Números: Colocar números no seu assunto adiciona peso à mensagem.
  • Personalização: Tornar o e-mail pessoal melhora a taxa de abertura, pois você está conversando diretamente com aquele usuário. Então, vale usar os dados cadastrais ou mesmo os hábitos de compra dele para realizar a personalização.
  • Perguntas: Fazer questionamentos adiciona um sentido de conversação ao seu e-mail, além de despertar a curiosidade do usuário que quer saber a resposta da pergunta.
  • Palavras-chave: Definir termos que têm relação com a sua marca ou campanha podem ajudar a elaborar um assunto criativo e funcional.

Nós procuramos sempre aplicar essas técnicas aos e-mails que criamos, aproveitando cada oportunidade que o conteúdo da mensagem oferece de criatividade. Porém, é claro que não utilizamos tudo de uma só vez, pois, como falamos, menos é mais.

Há ainda muitas técnicas que podem ser usadas na criação de um e-mail marketing. Afinal, ele não se resume só ao assunto, apesar deste ser de extrema importância. Então continue acompanhando o nosso blog, pois traremos novos conteúdos sobre como produzir e-mail marketing. E, enquanto isso, treine as técnicas apresentadas aqui para criar assuntos cada vez mais convincentes e bombar a sua estratégia digital.

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