CRM: Integre as informações e melhore as vendas

CRM: Integre as informações e melhore as vendas

1920 1080 Marcela Lisbôa

Uma das maiores dores de uma agência atualmente é: vender, mas vender mais e bem! Já falamos aqui sobre os segredos de um bom relacionamento com o cliente. Além disso, falamos sobre como encantar o cliente desde o primeiro momento. Então, agora, está na hora de vermos como conquistar esses clientes por meio do CRM.

A venda dos serviços digitais não é tão simples assim. Afinal, as agências vendem seu “produto” baseadas em um sonho, desejo ou demanda. Então a missão, sempre criativa, é transformar uma ideia em algo tangível: um app, um site ou uma operação de marketing digital para o cliente vender mais.

É bem diferente de comprar um celular ou um notebook, por exemplo, pois tem-se clareza e certeza da compra. Já o que vai ser produzido pela agência, é fruto da criatividade do time de designers, desenvolvedores e marqueteiros. Ainda com um ótimo briefing ou um sprint backlog preciso, o trabalho criativo tem uma boa dose de subjetividade.

Além da dificuldade inerente ao produto/serviço, outro gargalo nas vendas das agências (e de muitos outros tipos de negócios) é a falta de um processo comercial estruturado, seja ele qual for: outside, inside sales, metodologias próprias, etc. Aliás, segundo o Panorama das Agências Digitais de 2017 da RD Station, cerca de 52% das agências possuem processo de vendas estruturado. Isso é pouco! Pois, ainda de acordo com a pesquisa, quem tem o comercial bem definido consegue atingir 20% a mais das metas em relação aos que não têm.

Para ter um setor comercial forte, é fundamental investir em CRM (Customer Relationship Management), que vamos apresentar mais informações a seguir.

O que é CRM?

O CRM, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é o gerenciamento do relacionamento com o cliente. Também pode ser entendido como um sistema integrado de gestão com foco no cliente. É onde se reúne várias informações, processos ou tarefas de uma forma organizada e integrada.

Ele tem como estratégia colocar o cliente como principal componente da venda. Assim, foca no entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de um cliente.

Quais as vantagens do CRM?

– Armazena informações dos seus leads, prospects e clientes;
– Mantém o histórico de contatos e relacionamento realizados;
– Faz a equipe trabalhar em função de um funil de etapas no processo comercial;
– Estabelece visões gerenciais – individuais e por equipe;
– Integra a equipe de marketing e vendas;
– Fornece relatórios de desempenho e resultados, seja por vendedor, clusters de clientes e outras dimensões importantes.

Todas as informações em um só lugar!

Com a adoção de um CRM, os processos comerciais e suas etapas ficam claros para todos. É mais simples para cada vendedor acompanhar seu desempenho e para o gestor ter uma análise precisa da posição das vendas em tempo real. Sua equipe não fica à deriva, pois a informação é centralizada e compartilhada, possibilitando a cada agente conhecer o lead e seu potencial, manter o relacionamento com o cliente em dia, fechar negócios e bater metas.

Outro aspecto interessante é a integração do CRM com outras ferramentas importantes, como apps de Marketing Automation, que implementam jornada e nurturing para conquista de leads. O esforço do time de marketing se concentra na criação dos conteúdos de atração e os apps tratam de filtrar e definir quem pode ser um possível cliente e fazer com que esse contato chegue diretamente para cada vendedor da equipe. Dessa forma, o vendedor foca em vender e não em adquirir leads.

Existem diversos aplicativos de CRM, tanto gratuitos quanto pagos, com visões completas ou específicas. Alguns deles são: Pipedrive, Salesforce, Zoho CRM, Agile CRM, CRM PipeRun e Hubspot CRM. Se quiser ver um pouco mais, acesse https://zapier.com/blog/best-free-crm/.

Se você ainda não tem um processo comercial estruturado, precisa criar! Estude, planeje e implemente o método que melhor lhe atende, mas sempre o CRM. Com certeza ele vai te ajudar! O que não pode acontecer é perder vendas!