Marketing digital em tempos de pandemia: no que as empresas estão apostando?

Marketing digital em tempos de pandemia: no que as empresas estão apostando?

1600 840 Gabriela Barreto

Uma coisa é certa, todos nós estamos lidando com o “novo normal” durante a quarentena. Isso quer dizer que nossos relacionamentos, rotinas e até mesmo nosso trabalho, estão tendo que se adaptar a uma nova realidade. Mas você sabe como as empresas de marketing digital estão lidando com o período de pandemia e como você pode se adaptar desde já?

Marketing digital na quarentena

Com os comércios fechados, o comportamento dos consumidores mudou. Se antes já ficavam conectados durante horas, agora ficam em tempo integral. 

Isso significa que a concorrência na internet está aumentando cada vez mais. Pequenos, médios e grandes negócios estão quebrando a cabeça para tomar as decisões estratégicas corretas focadas em marketing digital levando em conta o novo cenário. E você está passando pela mesma situação, não é? Então se liga nas dicas abaixo!

Vendas no Instagram

Você deve estar se perguntando “mas não é mais difícil fazer isso agora com tanta gente usando o Instagram de vitrine?” sim, você está certo, porém existem alguns hacks que podem melhorar sua visibilidade, sem que você precise investir em mídias pagas.

Primeiro de tudo: pare de uma vez por todas de confundir o horário nobre com horário certo para publicações. Pensa comigo, se as redes sociais estão lotadas de publicações e as empresas costumam procurar os horários de pico para realizar uma publicação, as chances de mídias orgânicas ganharem destaque são bem menores, certo?

Claro que o horário em que as pessoas estão acessando as redes importa, mas nada adianta você fazer um post às 21h e não estar disponível para responder os comentários e interagir. Entendeu onde quero chegar? O melhor horário para uma publicação é aquele que leva em consideração os acessos e também a sua disponibilidade.

Além disso, é importante que você tenha em mente que o post não fica no ar somente no minuto em que você posta. A publicação roda no feed durante todo o dia, podendo aparecer em vários horários de alto acesso, ao contrário dos que forem publicados no fim da noite, circulando durante a madrugada. Então, fica a dica! 

Planejamento de curto prazo

Se formos mais realistas, o planejamento estratégico vai ser feito com resultados alcançáveis e justos. Como vivemos tempos de incerteza, não adianta nada fazer um planejamento maravilhoso, mas que pode parar de fazer sentido a qualquer instante. Para decidir quais serão os próximos passos, você precisa primeiro ter em mente quais resultados rápidos deseja obter e conhecer bem o seu público. Entende como é inviável fazer um planejamento de longo prazo em um cenário de pandemia?

Uma dica para que isso seja realizado com sucesso é planejar aos poucos, aumentando a frequência de atualização das estratégias. Se antes da quarentena você fazia planejamentos estratégicos mensais, considere trocar para quinzenais e, se possível, semanais.

E o mais importante, ofereça conteúdos em tempo real. Rafael Kiso, CMO e Co-Fundador da mLabs já mandou o recado: “A gente tem muito sucesso com real time, assim como qualquer marca sempre que faz real time consegue enxergar nitidamente a interação das pessoas, a reação das pessoas”. 

Humanização da comunicação

Outro ponto que ganhou destaque com a quarentena é a humanização no marketing digital. Nada nunca vai ser capaz de substituir a comunicação direta, olho no olho, isso é fato. Porém, com o “novo normal”, precisamos adotar técnicas que possibilitem realizar algo parecido.

Para fortalecer esse pilar e resultar, naturalmente, em conversões de leads ou vendas, você precisa reavaliar a linguagem utilizada pelo seu negócio. O fato é: toda essa situação requer muita empatia, sensibilidade e proximidade. Então, a forma de posicionamento da empresa e o relacionamento com o cliente são fundamentais para criar uma aproximação e conexão.

Seja um parceiro! Tire todas as dúvidas, coloque-se à disposição, mostre que você se importa com ele, peça opiniões e dê opções. O atendimento personalizado é uma das soluções que podem trazer bons resultados nesse contexto. Sem sombra de dúvidas, os clientes se lembrarão disso, criando uma fidelização que vai seguir até depois do fim da pandemia.

Tenho certeza que agora que você conheceu algumas das ações de marketing digital que estão sendo usadas, já conseguiu pensar em mil maneiras de como aplicar em seu negócio, certo? Voe alto, pesquise, invista e se precisar de um help, pode contar com a gente!

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