Facebook foca no combate às fake news

Facebook foca no combate às fake news

1920 1080 Marcela Lisbôa

As fake news tornaram-se uma grande preocupação dentro das mídias digitais, como o Facebook. Afinal, elas geram desinformação e podem influenciar drasticamente a realidade social. Isso acontece porque elas mexem com o nosso lado emocional e, muitas vezes, oferecem um senso de justiça, fatores que acabam por causar uma identificação entre o internauta e a notícia falsa. Assim, os usuários têm a tendência de compartilhar o conteúdo sem verificar a sua veracidade. Inclusive, há um estudo do MIT que diz que as fake news são compartilhadas 70% mais vezes do que as informações verdadeiras.

Na tentativa de diminuir as fakes news no Facebook, a rede social está tomando diversas medidas de verificação. Mas, atenção, pois elas podem impactar também a sua página na plataforma! No Brasil,  o Facebook conta com uma parceria para checagem de notícias com as agências Lupa e Aos Fatos. Além disso, agora ele também está verificando domínios.

Verificação de Domínio

Para assegurar o conteúdo divulgado na sua página do Facebook, você precisa realizar a verificação do seu domínio no Gerenciador de Negócios, de forma gratuita. Essa é uma forma prática de poder exibir a propriedade dos domínios sem necessitar uma edição de tags de marcação do Open Graph no site. Além disso, os domínios também podem ser compartilhados com os seus parceiros. Assim, seus conteúdos terão a integridade garantida e estarão protegidos contra distorções.

Quem não realizou a verificação de domínio ainda, já não pode editar links de publicações orgânicas ou links de publicações não publicadas de páginas. Então, se você não tem certeza se a sua página já tem um domínio verificado, precisa confirmar este procedimento para garantir que seus conteúdos estejam protegidos.

No Brasil, de acordo com a Agência Reuters, o Facebook já desativou 196 páginas e 87 contas de usuários que repercutiam fake news para meio milhão de seguidores. Isso mostra o quanto a rede social de Zuckerberg está preocupada em manter a veracidade das informações que circulam na rede social.

Identificando fake news

Você também pode analisar alguns pontos do conteúdo para saber se ele é falso antes de compartilhá-lo na sua página:

Cheque a fonte da informação: Veja quem é o autor e de onde ele retirou os dados daquela notícia.

Evite fontes sensacionalistas: Muitos sites preferem divulgar uma informação sem verificar antes se elas estão corretas. Evite-os.

Confira a URL da notícia para identificar o site: Grandes portais, jornais e periódicos geralmente são confiáveis. Mas tenha atenção, pois muitos sites maliciosos usam URLs semelhantes para enganar o público.

Leia o conteúdo na íntegra, não apenas o título: Afinal, o título pode ser subjetivo ou sensacionalista. Então, leia a matéria para entender do que se trata.

Confira a data de publicação: A notícia pode ser verdadeira, mas antiga. Ao divulgar um conteúdo passado, as pessoas acreditam que aquilo, de fato, acabou de acontecer. Assim, o que era verdade, torna-se uma notícia falsa porque não é atual.

Procure por erros de ortografia: Os sites maliciosos nem sempre contam com profissionais como jornalistas e revisores. Então, é comum que as fake news apresentem erros gritantes de ortografia. Fique de olho!

Pesquise a informação no Google: Mesmo depois de conferir tudo isso, você ainda ficou com dúvida? É melhor conferir no Google! Pesquise no buscador, confira se outros sites confiáveis estão falando sobre o assunto e se as fontes da informação são verdadeiras. Inclusive, você pode utilizar o Google Notícias para visualizar conteúdos mais qualificados.

Esperamos que, com essas dicas e informações, você tenha mais segurança dentro do Facebook contra as fake news. Aliás, se você tem uma página na rede social, certifique-se de verificar o seu domínio. Nós já realizamos este procedimento para todos os nossos clientes, pois entendemos a importância de garantir um ambiente virtual seguro para todos.

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