Facebook muda o feed para mostrar mais posts de amigos

Facebook muda o feed para mostrar mais posts de amigos

1920 1080 Maisa Cavalcanti

O Facebook anunciou, no início de 2018, uma mudança importante na forma como os feeds de notícia são exibidos.

O algoritmo foi alterado e agora priorizará as publicações de amigos e família ao invés de marcas e empresas.

Aliás, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, falou sobre a mudança. “O feedback da nossa comunidade informou que conteúdos públicos, como publicações de empresas, marcas e mídia, têm tirado o espaço de publicações pessoais”. Ele ainda disse que essas publicações “nos fazem conectar mais uns com os outros”.

Essa decisão busca tentar conectar mais os usuários e ter mais interações, como comentários, compartilhamentos e mensagens, retomando o objetivo inicial do Facebook.

Com a quantidade de posts de marcas, publishers e, inclusive, fake news, as publicações dos familiares e amigos tinham pouco destaque.

Por isso, os usuários rolam o feed sem prestar muita atenção, indo para o próximo post em pouquíssimos segundos. O Facebook quer reverter isso, fazendo com que o usuário diminua essa velocidade. 

Bem-estar dentro do Facebook

Outro objetivo dessa mudança, de acordo com Zuckerberg, é ajudar os usuários a melhorarem o seu bem-estar.

Foi constatado, em algumas pesquisas, que usar as redes sociais para interagir com pessoas que gostamos pode ser muito positivoIsso faz as pessoas se sentirem mais conectadas e menos sozinhas. Em compensação, ler artigos passivamente ou assistir a vídeos pode não ser tão bom assim.

Claro que as publicações de empresas e publishes continuarão aparecendo, mas em menor quantidade. Porém, o usuário pode alterar suas preferências e selecionar para receber mais publicações das suas páginas favoritas.

Mudanças para o mercado

Com essas mudanças, as empresas precisam se adequar e mudar algumas estratégias. Uma opção interessante é fazer parcerias com influenciadores digitais.

O próprio chefe de News Feed do Facebook, Adam Mosseri, disse que as postagens de influenciadores que gerarem conversas entre os seus seguidores, irão aparecer mais no feed.

Mais uma estratégia que pode ser muito bem utilizada é o vídeo nativo, aquele postado dentro do próprio Facebook.

O que vocês acharam dessas mudanças? Sentiram mudanças significativas em suas páginas do Facebook?

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *