Ubersuggest: ferramenta grátis de palavra-chave

Ubersuggest: ferramenta grátis de palavra-chave

1920 1080 Leonardo Pereira

Reformulada no início do ano passado, a Ubersuggest é um prato cheio para quem quer rankear no Google. Afinal, ela é a mais completa nos resultados das buscas por palavras-chave. Saiba tudo sobre essa ferramenta grátis e suas funcionalidades.

O que é a Ubersuggest?

A Ubersuggest consiste em uma plataforma gratuita e completa para gerir palavras-chave. Neil Patel, um dos nomes mais fortes quando pensamos em marketing digital, é o grande gênio por trás dessa ferramenta. Ele uniu as melhores funcionalidades do Google Suggest e do Google Keyword Planner. E, claro, o resultado não podia ser outro: uma ferramenta que te proporciona todas as visões de qualquer palavra-chave. Aliás, você sabe o que é isso?

Explicando palavra-chave

Palavra-chave (ou keyword) é a pesquisa do usuário no buscador. Basicamente, é o que escrevemos na pesquisa quando estamos com dúvidas ou querendo algo. Vou exemplificar: fizemos um estudo de palavras-chave para um cliente aqui da Prod que fabrica e comercializa telhas termoacústicas. Logo, foi necessário descobrir como as pessoas faziam as pesquisas sobre o produto. Elas buscavam por “termoacústicas”, “telhas com recheio” ou “telhas metálicas”? Somente a partir desse ponto é que conseguimos alinhar toda a campanha de Google Ads e outros conteúdos da marca.

Por que é importante usar a Ubersuggest antes de aplicar estratégias de mkt digital?

Vamos voltar ao exemplo do cliente de telhas aqui da Prod. Se criássemos um Ads trabalhando a keyword “telhas com recheio”, porém as pessoas pesquisassem por “termoacústicas”, a estratégia online traria poucos resultados para o cliente. Afinal, as pessoas erradas seriam impactadas, o tráfego do site seria extremamente baixo e acabaria convertendo poucos leads. Leia mais sobre estratégias de anúncios online no Google Ads para entender melhor.

O que são os resultados que aparecem na pesquisa?

Bom. Você entendeu o que é a Ubersuggest, descobriu o que são as palavras-chave e percebeu que é muito importante investir nessa estratégia! Aí, você entrou no site, fez a pesquisa e… Um mar de resultados apareceram. Não surte! Vou te explicar o que são esses resultados.

Informações gerais: essas são as ideias gerais sobre o posicionamento da sua palavra-chave nos buscadores. O “volume de busca” é a quantidade de vezes que esse termo já foi buscado. Já “SEO difficulty” e “Paid difficulty” referem-se ao nível de competição na busca orgânica e paga, respectivamente.

Ideias de palavra-chave: são outras palavras-chave que estão relacionadas ao termo que você buscou. É superinteressante, pois é possível enxergar outras sugestões e descobrir mais a respeito da sua palavra-chave.

Análise da SERP: nessa parte, a ferramenta nos mostra os resultados trazidos pelo Google para a pesquisa da sua palavra-chave. Ou seja, seus concorrentes! E lembre-se: você só conseguirá rankear se você for melhor que todos eles.

Enfim! Essa é uma análise simples para você conseguir entender um pouco mais sobre esse universo do marketing digital. Aqui na Prod, sempre buscamos keywords antes de consolidar qualquer estratégia para nossos clientes. Se você precisar de uma mãozinha nesse processo, entre em contato com a gente! 😉