Funil de Marketing: atraia e fidelize clientes

Funil de Marketing: atraia e fidelize clientes

1920 1080 Daniel Monteiro

O mercado está mudando rápido e as empresas buscam constantemente formas diferentes de ofertar para se destacar. Pois, com a facilidade de acesso às informações, o cliente está mais exigente. Além disso, ele também possui um conhecimento maior sobre o que realmente quer. Com todo esse poder nas mãos do cliente, as empresas precisam seguir o tempo dele. Isso significa fazer a abordagem no momento certo e apresentar algo que se adapte às suas necessidades. Para isso, nada melhor do que planejar as estratégias por meio do Funil de Marketing. Você já conhece esse processo? Ainda não? Então, aí vão algumas informações!

Funil de Marketing: o que é?

O Funil de Marketing é o conjunto de etapas que conduz a sua persona do instante em que ela conhece a sua empresa até a decisão de compra, transformando-a em cliente. Se a sua empresa busca otimizar o processo de vendas, entender sobre como o cliente efetiva a compra e aumentar sua eficiência, essa ferramenta é indispensável!

Etapas do Funil de Marketing

Geralmente é dividido em 4 etapas, conforme abaixo:

  1.  Atrair Visitantes: é a fase do aprendizado e descoberta. O objetivo é despertar o interesse das pessoas em relação à sua empresa. É fazer com que elas identifiquem que têm um possível problema ou então uma boa oportunidade de negócio.
  2.  Converter Leads: ocorre o reconhecimento do problema/negócio. Então, o seu público começa a se interessar e pesquisar mais para buscar possíveis soluções.
  3.  Fechar Clientes: fase da consideração da solução. O possível cliente começa a avaliar as alternativas para solucionar o problema. É onde as empresas criam o senso de urgência e mostram seus diferenciais em relação aos concorrentes. Tudo isso para fechar um acordo favorável para ambas as partes.
  4.  Fidelizar e Encantar: é o momento da decisão da compra, a escolha daquilo que vai atender ao que o cliente necessita. É aqui que precisa encantar e gerar impacto e estabelecer uma parceria.

Como atrair a sua persona para o Funil de Marketing?

O Inbound Marketing é uma boa estratégia para fazer isso. Ele busca atrair sua persona para conhecer a sua empresa, oferecendo alguma coisa de valor antes mesmo de efetivar a compra. Mas como? Pode ser por meio da produção de conteúdos, SEO ou das mídias sociais.
Depois de engajar, basta continuar seguindo as etapas do Funil de Marketing. Se tudo for bem elaborado e executado, a probabilidade de promover o seu negócio a um custo muito baixo e gerar impacto rapidamente é muito grande!

Vantagens do Funil de Marketing

  • Maior índice de conversão
  • Aumenta a empatia e fortalece a marca
  • Atrai novos clientes e gera demanda
  • Promove a integração entre estratégia e execução
  • Integra os processos de marketing e vendas

É importante que a sua empresa tenha os objetivos bem claros e que saiba onde pretende chegar. Também, é fundamental medir o desempenho e rever as estratégias do funil, pois pode haver alguns itens que precisam ser melhorados para que cada vez mais pessoas sejam atraídas e transformadas em clientes.

Se você ainda não tem uma equipe focada nisso, porque não contratar uma agência especializada nesse tipo de serviço? Ela pode traçar um plano de ação para a sua equipe de vendas e aumentar as chances de encantar e conquistar a sua persona.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *