IGTV e a tendência de vídeo vertical

IGTV e a tendência de vídeo vertical

1920 1080 Leonardo Pereira

O IGTV, embora ainda engatinhe no Brasil, colocou sob holofotes uma realidade que ainda não estamos acostumados. E ele pode ser o impulso inicial de uma revolução ainda maior que o lançamento dessa nova plataforma. Sabe do que eu estou falando? Não?! Então, vou te explicar.

O que é o IGTV?

IGTV (ou Instagram TV) é uma plataforma lançada pelo Instagram em junho de 2018. Ela possibilita assistir e subir vídeos de até 60 minutos de duração e com qualidade 4K. O que mais chamou a atenção dos usuários é o fato dos vídeos serem na vertical, afinal, são feitos para serem vistos apenas em smartphones.
Em uma publicação oficial, Kevin Systrom, o fundador do Instagram, disse: “Hoje ainda vemos vídeos no formato da TV. Isso faz a gente ter que virar o celular, não faz sentido. É a época do vídeo avançar e evoluir. Nós reimaginamos vídeos no celular e queremos dividir com vocês.”. Ou seja, deu pra perceber que eles não vieram para brincar, né?!
Inclusive, o Instagram vem inovando de diferentes formas, como com as contas verificadas, vitrines e stories, que também circulam vídeos verticais.

Vídeo vertical

Vídeo vertical é uma tendência que também é conhecida como mobile friendly (“amigável para celular” em tradução livre). Esse termo se refere a tudo que se adapta aos smartphones, como um site responsivo para todas as telas, por exemplo.
E essas mudanças têm se tornado cada vez mais fortes, afinal, 49% dos brasileiros consomem conteúdos pelos smartphones e deixaram o computador de lado – segundo os resultados de um estudo divulgado em 2017 pelo Comitê Gestor da Internet.
Logo, por melhorar a experiência do usuário, pesquisas apontam que vídeos verticais são vistos até o final e a taxa de “desistência” é inferior ao vídeo horizontal.
Nós já trabalhamos com vídeos verticais para alguns clientes da Prod, especialmente para campanhas de Ads nos stories do Instagram.

Tem peixe grande entrando na onda

A tendência de mobile friendly está com tudo! Principalmente após o Google anunciar que sites responsivos agora têm prioridade no ranqueamento das pesquisas. Ou seja, se seu site não se adapta ao smartphone, chegou a hora de fazer essa mudança. Aqui na Prod, todos os sites que entregamos já são responsivos.
Inclusive, o YouTube confirmou que o visualizador agora se ajusta aos vídeos verticais. Aquele “fundo preto” que antes ocupava o espaço lateral nos vídeos 4:3 não existe mais.
Até o Spotify agora lança clipes gravados na vertical, alguns artistas como Anitta, Tribalistas, Taylor Swift e outros já veicularam vídeos seguindo essa tendência.

Deu pra sacar que vídeos verticais estão chegando com tudo, né? Gostando ou não, teremos que nos acostumar com essa realidade. Já imaginou séries, filmes, propagandas, clipes e outros todos na vertical? Então, comece a pensar como isso afetará você ou a rotina da sua empresa. Daqui alguns anos, vídeos horizontais serão como fita cassete: “É sério que usávamos isso?”

Se você quiser conversar sobre site responsivo, vídeo vertical ou a tendência mobile friendly, pode contar com a gente, ok? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *