Entenda a importância da Persona no Marketing

Entenda a importância da Persona no Marketing

1920 1080 Amanda Colosimo

Você obviamente já sabe que precisa definir um plano e o seu público-alvo antes de qualquer coisa na vida! Mas, como fazer isso de uma forma eficaz, encaixando todas as variáveis do mercado e visualizando todas as oportunidades da marca? É aí que entra o estudo de persona. Vamos lá!

O que é Persona?

A Persona é a idealização do seu cliente ideal. Bem mais específica que o conceito de público-alvo, ela nos dá informações mais precisas sobre o seu Buyer Personas, o que, para uma jornada de marketing ou para marketing de conteúdo, é muito importante. Resumindo: o cliente ideal e sua dor.

Pra quê ela serve?

Ela é uma estratégia de marketing semificcional. Antes de lançar o produto no mercado, você precisa entender as necessidades do futuro consumidor para gerar um produto ou serviço que tenha algum valor para ele, além de entender como atraí-lo. Afinal, é disso que você precisa para vender!

A Persona na comunicação

Agora, pensa comigo: se você entendeu a cabeça do seu consumidor, você sabe como conversar com ele, certo? Ok, não é tão simples assim, mas é um ótimo começo. Existem profissionais especializados que sabem como e onde o seu cliente está, influenciando maravilhosamente o relacionamento com ele.

Para isso, é preciso ter em mente: nome fictício dessa persona, sexo, idade, cargo ou ocupação, ramo de atividade, nível de escolaridade, meios de comunicação utilizados por ela, objetivos e desafios dela. Essas informações são recolhidas e analisadas por meio de pesquisas (entrevistas ou questionários).

Mas onde é que eu vou usá-la, afinal?

Ela influencia na forma que você escreve nas redes sociais, no seu site ou, até mesmo, nos e-mails. Se ela prefere uma linguagem mais séria, dê isso a ela! Se ela prefere algo mais descontraído, seja aquele melhor amigo, por exemplo.

Atua diretamente no posicionamento de mercado. Sabe o que isso quer dizer? Onde e quando a marca deve estar: redes sociais, e-mail, eventos e outros.

Essa é uma maneira de traçar corretamente seu cliente ideal, porém existem técnicas para construir sua persona e ainda existem vários tipos de personas para os produtos e serviços de uma mesma empresa. Mas, de fato, é essencial. Pense nisso! 😉

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