Inbound Sales: mude sua forma de vender

Inbound Sales: mude sua forma de vender

1920 1080 Leonardo Pereira

Se você acompanhou os nossos textos mais recentes, você provavelmente já sabe que o perfil do consumidor mudou. Agora eles estão à procura de experiências mais imersivas ao invés de compras pontuais. O que ainda não falamos é que o Inbound Sales pode ajudar a converter esse novo perfil de consumidor em um cliente fidelizado. Bora descobrir como se faz?

Para começo de conversa, eu preciso que você entenda sobre Inbound Marketing e Funil de Vendas. Os dois textos são de leitura rápida e vai ajudar você a entender mais sobre essas linhas de pensamento para revitalizar o marketing digital da sua empresa.

O que é Inbound Sales?

Os estudiosos definem Inbound Sales (ou IS) como um método que utiliza o marketing digital e tecnologias diversas para fazer o fluxo de vendas (ou o funil) ser mais lucrativo. Porém, mais do que isso, o IS é visto como uma reestruturação completa do processo de compra/venda. Afinal, as quatro etapas do funil são trabalhadas e modificadas.

Lembra que eu já falei que o consumidor quer uma experiência completa com o produto ao invés de apenas comprá-lo? O Inbound Sales faz exatamente isso. Usa ferramentas como blogs, redes sociais, sites, e-books, podcasts, vídeos, e-mail marketing e outros, para que o processo de compra flua naturalmente.

Isso porque as “iscas de conversão”, que são essas ferramentas citadas anteriormente, estão espalhadas estrategicamente em páginas específicas na web. E aí funciona assim: o consumidor se sente atraído pela história narrada naquela imersão do produto, morde a isca, é convertido e finaliza a compra. Isso no melhor dos casos, obviamente.

Entender o perfil do consumidor é vital

Para fazer o IS acontecer, você precisa entender o perfil do seu consumidor. Afinal, como você vai saber onde colocar sua isca, se não conhece o hábito dele na internet? Quais sites ele acessa? Ele lê e-book ou prefere um vídeo mais dinâmico? É leitor assíduo de blogs? Prefere Instagram ou Linkedin? Essas informações você só consegue com estudos, avaliações, definição de personas e muitas pesquisas.

Qualificar leads

Uma fase muito importante no Inbound Sales é a qualificação de leads. Ela nada mais é do que fazer com que essa pessoa estabeleça uma relação com a sua marca. Isso pode se dar de diversas maneiras, como: fornecer conteúdo informativo sobre o produto (por meio de um blog, por exemplo); diluir as informações extremamente comerciais em vídeos animados (usando o conceito de Storytelling) e etc. Ao utilizar essas técnicas, você está nutrindo o seu lead com informações importantes e que sempre estarão voltadas para a sua empresa.

São muitas maneiras para qualificar seus leads. Isso fará com que você entenda em qual parte no funil de vendas que ele está. Inclusive, se ele está pronto para finalizar sua compra. Mas é extremamente importante que você entenda essa sua persona. Afinal, se você vender exatamente o que a pessoa procura vai eliminar grandes problemas. Seja, para o cliente, um delicioso picolé em um dia quente: exatamente o que ele quer.

3 dicas para guiar o seu avanço no Inbound Sales

Bom, já expliquei a importância de entender seus consumidores, certo? Essa também é uma dica muito importante! Agora vou discorrer outros pontos:

Estude seus leads: depois que você entendeu seus consumidores, estude-os! Entenda suas dores e o que você pode fazer para solucionar seus problemas. Lembre-se: se você vender o produto certo para a pessoa errada, ela irá achar que o seu produto tem algum problema.

Comunique-se com efetividade: quando você entender a dor dos seus consumidores, ficará fácil construir um discurso para vender a solução dessa dor. Alinhe esse discurso com os valores da sua empresa e com o estilo de comunicação da sua persona. Converse diretamente com o seu lead! Isso aumentará a efetividade da conversão.

Nutrição e monitoramento: continue nutrindo seus leads com essas informações relevantes e de qualidade. Por exemplo, aqui na Prod sempre disparamos um e-mail marketing com os últimos conteúdos do blog. Obviamente, são conteúdos importantes para as nossas personas. E, mais importante que isso, monitore se esses leads estão avançando ou não no seu funil de vendas.

E aí? Vai começar a aplicar essas práticas? Lembrando que Inbound Sales não é algo que começa a dar resultados da noite para o dia. É preciso planejamento, estudo e efetividade na atuação. Engaje todo o time de vendas e vá a luta! Se precisar daquela mãozinha, é só falar, ok? 🙂

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