Jornada do paciente x blog: 20 mil novos acessos em 15 dias

Jornada do paciente x blog: 20 mil novos acessos em 15 dias

1600 840 Leonardo Pereira

Um grande player da indústria farmacêutica chegou com um desafio daqueles que amamos: estabelecer um vínculo de confiança e parceria com os consumidores de um medicamento bem popular no Brasil, para alívio de dor de cabeça. Depois de muito estudo, tivemos uma sacada genial, que foi transformar a jornada do paciente em um blog! Bora descobrir como conseguimos 20 mil novos acessos em apenas 15 dias e como chegamos nessa ideia?

O que é a Jornada do Paciente?

Antes de ir pro case, vamos ter um pouquinho de teoria? Basicamente, a jornada do paciente é todas as etapas que o paciente percorre desde a descoberta do problema até a fidelização do produto ou serviço. Ficou confuso, né? Vou exemplificar!

Vamos supor que o Léo está com muita dor de cabeça. Então ele procura no Google as causas da dor de cabeça. Ao navegar por algumas páginas, encontra uma possível causa e descobre que um chá é a solução pra esse problema. Ele vai à loja, compra a erva para fazer o chá e sente-se melhor. A partir desse momento, por saber a causa, ele faz de tudo para evitar uma nova onda de dor.

Nesse caso, a jornada está mega simplificada e não leva em conta exames ou consulta ao médico. Porém, cada medicamento possui uma jornada única que precisa ser estudada, entendida e avaliada.

Etapas da Jornada do Paciente

Basicamente, as etapas da jornada do paciente são: conscientização do problema, contato inicial com a solução, avaliação da solução, tratamento do problema e mudança no estilo de vida. Exatamente o caminho que o Léo, do exemplo acima, passou para chegar à solução.

Sim! Aposto que você deve estar pensando que essa jornada nada mais é do que a jornada do funil de inbound marketing adaptada à indústria farmacêutica. Você está certo! Esse conceito nasceu da necessidade de diferenciar um consumidor qualquer de um paciente. Afinal, se na década passada a forma de descobrir serviços e medicamentos era limitada, agora o paciente possui o mundo de informações disponíveis no Google.

Case de sucesso: 20 mil novos acessos em apenas 15 dias

Agora que já demos uma passada na jornada do paciente, vamos mergulhar no case que comentei. Bom, tudo começou com o desejo desse laboratório farmacêutico de transformar a forma de se relacionar com o consumidor. Por se tratar de um medicamento de livre prescrição, indicado para alívio de dor de cabeça, a ideia foi logo traduzida em munir o paciente de informações relevantes sobre as mais diversas formas de dor de cabeça.

Como aqui na Prod temos a filosofia de entender a dor do cliente para fornecer a solução exata, entendemos que seria necessário recriar a jornada do paciente para deixá-la palatável na estrutura de um blog. Decidimos então que os visitantes teriam acesso às 4 etapas relacionadas à dor de cabeça: causas, sintomas, tratamento e prevenção.

Nas “Causas”, elaboramos conteúdos sobre os motivos pelos quais os pacientes sentem dor de cabeça. Em “Sintomas”, abordamos os sintomas mais comuns que aparecem junto da dor de cabeça. Na aba “Tratamentos”, disponibilizamos conteúdos sobre as formas de aliviar a dor. E, por fim, em “Prevenção” as maneiras possíveis de evitar a dor de cabeça.

Todos os conteúdos do blog foram otimizados com SEO, após uma minuciosa pesquisa de palavras-chave relacionadas com dor de cabeça e acionadas pelo público. Logo, toda redação de novos textos precisa de uma nova pesquisa para entender quais são os pontos-chave a serem abordados.

Já no lançamento do blog, estruturamos uma boa ação com mídia paga para chegar aos resultados iniciais, performando campanhas no google pesquisa e em mídias sociais.

Após tanto estudo, o resultado não poderia ser diferente. Em 15 dias, obtivemos 20 mil novos usuários, mais de 22 mil novas sessões iniciadas e mais de 700 mil impressões nos anúncios de mídia paga.

Se você é da indústria farmacêutica e também quer desenhar uma jornada para os seus pacientes, conte com a Prod. 🙂 É só clicar no botão abaixo e entrar em contato com a gente.

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