Landing page e SEO para o seu negócio

Landing page e SEO para o seu negócio

1920 1080 Marcela Lisbôa

Imagine só: você e sua empresa estão caminhando no marketing digital. Já criaram um planejamento, contas nas redes sociais e até um site. Porém, ainda não sabem o que é landing page ou como utilizá-la. Essa situação é semelhante para você? Então é hora de dar mais um passo nas suas estratégias de comunicação!

Continue essa leitura e aprenda a importância das landing pages para a sua marca.

O que é landing page?

A landing page é uma página de destino, ou seja, é uma página de entrada no site. Quando um usuário pesquisa em um buscador e é direcionado para o seu site, é possível que ele visite primeiramente a sua landing page.

Mas, mais do que isso, a landing page é utilizada como uma página de conversão. É por meio dela que você poderá capturar leads. Com isso, trabalhará com um público muito mais qualificado para a sua marca.

Para filtrar seus leads, a landing page precisa ter objetivo e proposta claras. Geralmente, ela oferece duas opções: cadastrar-se e receber algum benefício ou não se cadastrar e não ter acesso. O benefício pode vir de inúmeras formas: brindes, download de arquivos, acesso trial, aulas gratuitas e muito mais.

Para otimizar os resultados de uma landing page, é importante pensar no layout, no conteúdo e no SEO.

Elementos de uma landing page

As informações precisam ser claras na sua LP e um layout leve e responsivo ajuda nessa questão. Sem contar que, dessa forma, ela carregará rapidamente para o usuário.

É importante contar com elementos visuais que complementam a sua mensagem, deixando-a ainda mais clara e objetiva. Outra opção é trabalhar com um vídeo, na busca de reter a atenção do público. Você deve ter em mente que pode oferecer um conteúdo rico, sem necessariamente utilizar download.

Além disso, detalhes como pixel de rastreamento e conversão, agradecimento e copyright aprimoram o desempenho da sua LP.

Entretanto, alguns dos elementos mais importantes são: o call to action, o formulário e o SEO da sua Landing Page.

O CTA precisa levar o usuário para a conversão e o formulário deve oferecer um preenchimento prático. Assim, considere incluir o preenchimento automático. Você também deve contar com campos obrigatórios para classificar a sua persona. A quantidade de campos também influencia: Uma pesquisa da ResultadosDigitais diz que reduzir o número de campos no formulário de 11 para 4 pode aumentar as conversões em até 120%.

Já o SEO, é responsável por alavancar a sua LP organicamente. Afinal, é por meio dos buscadores que os usuários encontram o que desejam, no momento em que mais precisam. E, trabalhando o SEO, você garantirá um bom rankeamento para atingi-los.

SEO em landing pages

Para começar, você precisa definir uma palavra-chave. Ela deve ser atrativa e estar relacionada ao benefício que você irá oferecer. Deste modo, evite termos genéricos, pois o ranqueamento é mais competitivo e você pode não conseguir uma boa posição nos buscadores.

Crie um snippet de qualidade para a sua LP. O Snippet é uma frase curta e objetiva sobre a página. As partes mais importantes do snippet são: título da página, URL e meta description.

Lembre-se de trabalhar a sua palavra-chave ao longo do snippet. A URL, por exemplo, deve ser amigável: nada de usar .com.br/KSJUUCNKAHZKAJ.

O SEO também vale para o conteúdo. Trabalhe a palavra-chave no título e pelo menos uma vez no seu texto.

Essa melhoria é ainda mais relevante para a sua LP se ela possuir uma grande vida útil. Isto é, se ela ficar disponível por um longo período ou sem período determinado, o que é mais recomendado. Assim, você aproveita a long tail das buscas pela palavra-chave e captura os usuários em um espaço de tempo maior.

Case Prod

Para ficar mais fácil de entender tudo isso, vamos te mostrar um dos nossos projetos. Para gerar leads para a Prod, nós utilizamos LP em uma jornada. Primeiro, trabalhamos com uma landing page básica, pensando no acesso mobile, e com poucos elementos, para diminuirmos as chances de desistência de preenchimento do formulário. Então, usamos uma chamada impactante: “Descubra como está o relacionamento da sua empresa com o cliente!” Ao abrir a LP, o usuário poderia preencher o formulário e acessar um quiz. Veja que o conteúdo não fazia uso de download, mas oferecia valor ao usuário por meio do entendimento adquirido. O quiz também foi entregue em uma LP, permitindo-nos enxergar a eficácia do conteúdo. Em ambas as páginas, trabalhamos o SEO de forma a aumentar o potencial da jornada.

Como deu para perceber, você precisa conhecer as técnicas de SEO para aplicá-la à sua landing page. Caso você não tenha muita experiência ou desconheça o assunto, é interessante contar com a ajuda de um especialista. Assim, você garante que a sua LP seja otimizada e converta organicamente, gerando mais leads e beneficiando a sua marca.

O que vale é não deixar de utilizar este poderoso recurso digital. As landing pages são capazes de te entregar dados fundamentais dos seus futuros clientes. Assim, permitirá que você invista em um bom relacionamento com eles para dar continuidade ao processo de vendas.

Sabe aquela situação que imaginamos lá no início deste texto? Vamos dar um novo rumo à ela. Pense em uma ação pontual, planeje e projete a sua LP para receber leads ideais para o seu negócio e impulsionar a sua presença e o seu reconhecimento digital.

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