LGPD: o impacto para os negócios

LGPD: o impacto para os negócios

1920 1080 Marcela Lisbôa

Com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, muitas empresas se viram preocupadas com a forma como manuseiam informações não só dos clientes, mas também dos empregados.

Nós já falamos aqui, no Blog da Prod, sobre a importância da LGPD e trouxemos alguns pontos que você precisa saber sobre ela. Mas você já visualizou o impacto que a nova legislação vai gerar para o seu negócio? É o que vamos conversar agora!

Segurança

Com a adoção da lei, os consumidores terão a certeza da segurança de seus dados. Portanto, é possível que isso influencie na confiabilidade entre eles e a sua empresa. Afinal, o fator segurança sempre foi um grande decisor de negócios.

Crescimento de mercado

A LGPD também é uma estratégia política. Muitas nações estão levando em conta as leis sobre proteção de dados na hora de firmar parcerias e relações comerciais. Então, ao adotar a Lei Geral de Proteção de Dados, o Brasil abre novas oportunidades de investimento e avanço.

Recursos humanos

As empresas também detêm as informações dos seus funcionários. Desta forma, será preciso revisar as políticas e permissões internas para formalizar o consentimento dos empregados em fornecer tais informações. Além disso, as empresas também deverão notificá-los à respeito do uso de dados.

Sanções da LGPD

Com duras sanções e multas que podem chegar até 50 milhões de reais, as empresas precisam investir em processos de proteção de dados, ainda mais no ambiente virtual. Caso contrário, correrão o risco das penalizações. O que nos leva ao ponto seguinte.

Vista grossa na manipulação de dados

Se você está acostumado a movimentar dados sem protocolos de segurança, precisará rever sua forma de trabalhar! Com a LGPD, será inaceitável ter operações com métodos duvidosos.

Reformulações

Além dos seus processos internos, todas as suas formas de captação de dados deverão ser reformuladas para estarem em acordo com a lei. Além disso, os seus clientes e funcionários devem ser consultados sobre o uso e dados, o que vai influenciar na sua comunicação.

Nós já estamos trabalhando nas reformulações e nos processos de segurança dos nossos clientes, pois entendemos o quão sensíveis são esses itens.

Para que você também garanta um perfeito cumprimento da lei, consulte profissionais qualificados para te auxiliar na definição de medidas e tomada de ações.

Ah, e se a aplicação da LGPD esbarrar no seu posicionamento digital, deixe um comentário aqui para nós avaliarmos o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *