Loja no Instagram: Novo recurso permite criar vitrine

Loja no Instagram: Novo recurso permite criar vitrine

1920 1080 Marcela Lisbôa

Mais uma mudança no mundo digital promete transformar a nossa relação com o consumidor. Desta vez, a inovação ficou por conta do Instagram.

A rede social disponibilizou um novo recurso para perfis comerciais. Agora é possível marcar produtos em publicações orgânicas, com links que levam o usuário até a loja online. E não é só isso! Estes perfis também podem habilitar a guia de compras, que reúne todos as fotos de produtos e cria uma verdadeira vitrine para a marca.

A ferramenta, que chegou ao Brasil em março de 2018, passou um ano em fase de teste nos Estados Unidos. Para o Instagram, “o recurso de Compras no Instagram está cada vez mais sendo usado para se conectar com os clientes de forma nova e imersiva, tornando as compras menos transacionais e mais práticas”.

Com mais de 800 milhões de contas ativas no Instagram, sendo que 80% delas seguem pelo menos uma empresa na rede social, os novos recursos oferecem oportunidades não somente para as marcas, mas também para as pessoas que buscam praticidade na hora da compra.

Ficou curioso para entender como funciona? A gente explica:

O primeiro passo é verificar se a sua conta do Instagram é uma conta comercial. A rede social possui alguns critérios  para que a conta seja aprovada e utilize o recurso de compras. Verifique também se você utiliza a versão atualizada do aplicativo do Instagram.

Depois disso, é só entrar nas configurações, selecionar a opção “Compras” e conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial.

Marcando produtos nas publicações

Sabe quando você posta uma foto e marca algum amigo nela? Marcar um produto funciona do mesmo jeito:

  1. Selecione uma foto e adicione uma legenda, efeitos e filtros;
  2. Toque nos produtos que você deseja marcar na foto;
  3. Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
  4. Toque em Concluir;
  5. Toque em Compartilhar.

Você também pode marcar produtos em publicações antigas, basta editá-las.

Atenção!
Cada publicação pode ter, no máximo, cinco produtos marcados. Já as publicações em carrossel têm o limite de 20 marcações.

O Instagram também separou algumas dicas para você usar o recurso Shopping:

  1. Crie pelo menos nove publicações de compras em seu perfil comercial do Instagram para ativar a guia Comprar para o público;
  2. Marque vários produtos para ajudar seu público a explorar e navegar;
  3. Use o Stories para mostrar ao público que agora é possível comprar nas publicações;
  4. Aproveite diferentes formatos de compra: Marque uma única imagem ou um carrossel;
  5. Certifique-se de que as marcações estejam em contato com os produtos corretos, para que os consumidores saibam a qual produto se refere a marcação.

E aí, gostou da novidade? Esta é mais uma maneira inovadora de divulgar a sua marca, atuar no Instagram e garantir que os seus produtos estejam a um toque do consumidor.

Faça um teste da nova ferramenta e nos conte os resultados. Queremos saber qual foi a sua experiência!

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *