Loja no Instagram: a vitrine virtual parceira do seu negócio

Loja no Instagram: a vitrine virtual parceira do seu negócio

1600 840 Marcela Lisbôa

O Instagram, a quarta rede social mais usada no Brasil, possui um ótimo recurso voltado para os perfis comerciais: o Instagram Shopping. Nele é possível marcar produtos em publicações orgânicas, com links que levam o usuário até a loja online. Estes perfis comerciais podem também habilitar a guia de compras, que reúne todas as fotos de produtos e cria uma verdadeira vitrine para a marca.

A ferramenta, que chegou ao Brasil em março de 2018, passou um ano em fase de testes nos Estados Unidos antes de efetivamente ser lançada ao público. Segundo o próprio Instagram: “o recurso de Compras no Instagram está cada vez mais sendo usado para se conectar com os clientes de forma nova e imersiva, tornando as compras menos transacionais e mais práticas”.

Com mais de 1 bilhão de contas ativas dentro da plataforma e com 80% delas seguindo pelo menos uma empresa na rede social, o novo recurso oferece oportunidades não somente a elas, mas também para as pessoas que buscam praticidade na hora da compra.

O potencial do Instagram Shopping como uma ferramenta de vendas online é enorme, uma vez que 70% das marcas já estão ativas no Instagram, 130 milhões de usuários disseram que entram em uma publicação de compra para ter mais informações sobre os produtos e 500 milhões conferem os stories diariamente.

E pensando em maneiras de aumentar vendas atreladas ao Instagram Shopping, é legal lembrar dos influencers, já que eles têm ganhado muita relevância para as marcas e seus seguidores, sejam elas pequenas ou conhecidas nacionalmente. Existe aí uma ótima oportunidade de juntar o recurso com a presença online deles, já que 45% dos usuários afirmaram que são influenciados e compram por indicação.

Ficou curioso para entender como funciona? A gente explica:

O primeiro passo é verificar se a sua conta do Instagram é uma conta comercial. A rede social possui alguns critérios para que a conta seja aprovada e utilize o recurso de compras. Verifique também se você utiliza a versão atualizada do aplicativo do Instagram.

Depois disso, é só entrar nas configurações, selecionar a opção “Compras” e conectar um catálogo de produtos à sua conta comercial.

Marcando produtos nas publicações

Sabe quando você posta uma foto e marca algum amigo nela? Marcar um produto funciona do mesmo jeito:

  1. Selecione uma foto e adicione uma legenda, efeitos e filtros;
  2. Toque nos produtos que você deseja marcar na foto;
  3. Digite os nomes dos produtos que você deseja marcar e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
  4. Toque em Concluir;
  5. Toque em Compartilhar.

Você também pode marcar produtos em publicações antigas, basta editá-las.

Mas tome cuidado!
Cada publicação pode ter, no máximo, cinco produtos marcados. Já as publicações em carrossel têm o limite de 20 marcações.

Tornando o seu produto acessível a todos

É muito importante pensar na experiência de compra em todos os sentidos, isso porque várias pessoas vão ter acesso ao seu catálogo de produtos, e algumas delas possuem tipos de deficiência que impedem de ver ou entender o que está no Instagram Shopping. Ter acessibilidade na sua marca é fundamental.

Por isso, também existe no Instagram um recurso para colocar legendas nas imagens chamado de “texto alternativo”. Diferente da função de descrição do produto, o texto alternativo tem a função de dizer o que está na foto, para que as pessoas com dislexia, deficiência intelectual, deficiência visual ou com algum déficit de atenção consigam saber do que se trata a imagem. Isso porque elas usam um leitor que transforma os textos em áudio.

Fazer isso é simples:

Entre na aba de publicação, coloque a sua foto e marque o produto como foi ensinado aqui em cima;

  1. Entre na aba de publicação, coloque a sua foto e marque o produto como foi ensinado aqui em cima;
  2. Depois da opção de “publicar em outras contas” (caso você tenha) e as redes disponíveis, desça um pouco e clique em “configurações avançadas”;
  3. Clique em “escrever texto alternativo” e descreva o que está na sua foto;
  4. Depois é só voltar e clicar em “compartilhar” que as configurações já ficam salvas.

Uma dica: quando for escrever, preste bastante atenção na foto e pense nos detalhes que realmente são relevantes no seu produto. Não precisa ser um texto muito extenso, mas ele tem que passar a ideia certa do que você está vendendo. Cuidado com descrições subjetivas, como cores e características físicas, uma vez que algumas pessoas podem não saber diferenciar.

O Instagram também separou algumas dicas para você usar o recurso Shopping:

  1. Crie pelo menos nove publicações de compras em seu perfil comercial do Instagram para ativar a guia Comprar para o público;
  2. Marque vários produtos para ajudar seu público a explorar e navegar;
  3. Caso você tenha mais de uma marca (perfis no Instagram) e queira divulgar seu produto em todas, é possível selecionar mais de um perfil na aba “publicar em outras contas” e também é possível enviar para outras redes como Facebook, Twitter e Tumblr;
  4. Você pode marcar um parceiro de negócio ao compartilhar seu produto e permitir (ou não) que ele promova a sua publicação;
  5. Use o Stories para mostrar ao público que agora é possível comprar nas publicações;
  6. Aproveite diferentes formatos de compra: Marque uma única imagem ou um carrossel;
  7. Certifique-se de que as marcações estejam em contato com os produtos corretos, para que os consumidores saibam a qual produto se refere a marcação.

E aí, gostou das dicas? 

Instagram Shopping é mais uma maneira inovadora de divulgar a sua marca, atuar nas redes sociais e garantir que os seus produtos estejam a um toque do consumidor.

Faça um teste da nova ferramenta e nos conte os resultados. Queremos saber qual foi a sua experiência!

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