Marketing de Conteúdo e a Regra 80/20

Marketing de Conteúdo e a Regra 80/20

1920 1080 Amanda Colosimo

Você provavelmente já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, mas afinal, o que ele é? A resposta é simples: o marketing de conteúdo é uma forma simples de engajar seu público-alvo com conteúdos relevantes e de qualidade, para entreter, informar ou educar.

Essa estratégia acompanha o cliente em todo o processo de compra. Além disso, traz visibilidade e credibilidade para a marca, um processo que é constituído basicamente por atrair, reter e criar valor. Conforme falamos em Marketing de Relacionamento, criar conteúdos interessantes para sua persona é uma das melhores formas de atrai-la.

Além disso, o marketing de conteúdo tem grande importância para estratégias de SEO em um site. Por exemplo, como já citamos no texto SEO: otimize o seu site e destaque-se!

A questão é: Como distribuir conteúdo relevante ao seu público sem deixar de anunciar seu produto ou serviço? Então é exatamente nesse momento que a regra de Pareto 80/20 entra em ação. Criada por Vilfredo Pareto, o princípio diz que 80% das consequências vêm de 20% das causas.

80/20 no marketing digital

Aplicando na atualidade e no marketing digital, basta entregar à persona 80% de conteúdo relevante e apenas 20% de propaganda. Pense que seu consumidor, geralmente, não entra nas suas redes sociais à procura de propagandas, mas de conteúdo que você disponibiliza.

O segredo é conquistar o seu público atendendo aos seus desejos, solucionando suas dores, seus problemas. Isso é possível por meio do conteúdo sempre alinhado ao perfil do seu cliente e também ao posicionamento da sua marca.

Quer um exemplo prático para entender melhor? Você quer atrair alunos para o seu curso de Marketing Digital. Então, começa a postar vários conteúdos relacionados às lições do curso, mas de forma superficial – importante: sem perder a qualidade! Quando chegar o momento de realmente oferecer o curso, a pessoa já terá acessado tantos materiais bons que a probabilidade dela comprar é muito maior.

Faça um teste e veja como essa regra pode se aplicar ao seu negócio. Tente oferecer benefícios antes de tentar vender o produto ou serviço.

O apoio de um profissional de marketing é essencial para fazer o planejamento das ações. É necessário ser alguém com bons conhecimentos de escrita, SEO e pesquisa de mercado. Então, o suporte de uma agência de marketing digital poderia ser muito interessante. Ela saberá como ajudar de uma forma eficiente e muito mais rápida!