Marketing de Conteúdo e a Regra 80/20: destaque-se!

Marketing de Conteúdo e a Regra 80/20: destaque-se!

1920 1080 Amanda Colosimo

Você provavelmente já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, mas afinal, o que ele é? A resposta é simples: o marketing de conteúdo é uma forma simples de engajar seu público-alvo com conteúdos relevantes e de qualidade, para entreter, informar ou educar.

E ele não é só mais uma estratégia que pode ajudar seu negócio, o marketing de conteúdo tem resultados comprovados. Segundo a Insideview, empresas B2B que possuem blog geram 67% mais leads do que as que não trabalham. Além disso, 80% de quem toma as decisões de negócios considera muito mais os artigos do que as publicidades na hora de escolher.

Essa estratégia acompanha o cliente em todo o processo de compra, por isso, se você não usa, melhor cogitar incluir no seu planejamento para atrair ainda mais clientes para sua marca. Até porque o marketing de conteúdo traz visibilidade e credibilidade para a marca, um processo que é constituído basicamente por atrair, reter e criar valor. Conforme falamos em Marketing de Relacionamento, criar conteúdos interessantes para sua persona é uma das melhores formas de atraí-la.

Além disso, o marketing de conteúdo tem grande importância para estratégias de SEO em um site, já que um texto bem escrito, que vai levar as pessoas certas até sua marca, deve ter além de um bom conteúdo, estratégias de SEO também para te colocar em uma boa posição nos buscadores. Como já citamos no texto SEO: otimize o seu site, dê uma olhada lá e destaque-se!

A questão é: como distribuir conteúdo relevante ao seu público sem deixar de anunciar seu produto ou serviço? Então, é exatamente nesse momento que a regra de Pareto 80/20 entra em ação.

Legal pontuar que mesmo carregando o nome de Pareto, o Princípio de Pareto foi proposto por Joseph Moses Juran, um consultor de negócios, que utilizou as observações de Vilfredo Pareto nos seus trabalhos de gestão de qualidade. A base do princípio ficou então como: 80% das consequências vêm de 20% das causas.

80/20 no marketing digital

A aplicação no marketing digital se baseia em direcionar à persona 80% de conteúdo relevante e apenas 20% de propaganda. Considerando que o seu consumidor, geralmente, não entra nas suas redes sociais à procura de propagandas, mas do conteúdo que você disponibiliza.

O segredo é conquistar o seu público atendendo aos seus desejos, solucionando suas dores, seus problemas. Isso é possível por meio do conteúdo sempre alinhado ao perfil do seu cliente e também ao posicionamento da sua marca.

Quer um exemplo prático para entender melhor? Você quer atrair alunos para o seu curso de Marketing Digital. Então, começa a postar vários conteúdos relacionados às lições do curso, mas de forma superficial – importante: sem perder a qualidade! Quando chegar o momento de realmente oferecer o curso, a pessoa já terá acessado tantos materiais bons que a probabilidade dela comprar é muito maior.

Algumas dicas para começar o marketing de conteúdo na sua empresa

Antes de começar a estratégia, primeiro avalie seu público, entenda quais assuntos (que têm relação com a sua marca) vão atraí-lo e, mais do que isso, vão torná-los leitores mensais do seu conteúdo

Entendendo seu público, você já tem o tipo de conteúdo, o modelo de linguagem para conquistá-los e para quem essa estratégia de marketing digital vai ser direcionada. Depois disso, é só estruturar suas pautas e ter um cronograma de postagens.

É muito importante mostrar para o público que o seu conteúdo é estruturado, que existe uma constância no que você posta. Isso mostra que você está preocupado com o que entrega e que quer sempre disponibilizar conteúdo novo para seus leitores.  

Faça um teste e veja como essa regra pode se aplicar ao seu negócio. Tente oferecer benefícios antes de tentar vender o produto ou serviço.

E se precisar de mais dicas ou de alguns exemplos de conteúdo relevante para seu público é só rodar pelo nosso blog. A gente sempre disponibiliza conteúdos que ajudam nossos clientes. Se quiser trocar uma ideia também, só chamar, viu?

SEO é o conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas na web.

SEO: Otimize o seu site e destaque-se!

As empresas sonham em manter seus sites nas primeiras posições dos principais buscadores, principalmente do Google. Porém, não é uma tarefa fácil devido à grande concorrência, à quantidade de conteúdos…

ler mais

Compartilhe nas redes sociais