Marketing de Relacionamento: a ligação perfeita com o cliente

Marketing de Relacionamento: a ligação perfeita com o cliente

1920 1080 Maisa Cavalcanti

As empresas estão percebendo o quanto é importante valorizar e manter uma parceria longa com o cliente. Afinal, oferecer um produto ou serviço já não é tão atrativo, pois muitos concorrentes já fazem isso. Então é preciso se diferenciar, se destacar! Mas você provavelmente está pensando: como me destacar e construir uma relação de longo prazo com o meu cliente? Você pode encontrar a resposta por meio do Marketing de Relacionamento!  

Saiba o que é e como utilizar essa técnica a seu favor.

O que é o Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que busca conquistar e prospectar clientes, gerar um contato contínuo, uma relação única e também tornar-se conhecido no mercado.

Qual a importância do Marketing de Relacionamento?

Se a sua empresa mantém um contato mais próximo com o cliente, apresentando soluções personalizadas, ele provavelmente voltará à ela. Afinal, você garantiu que ele ficasse satisfeito. Assim, é possível até que ele indique você para outras pessoas.

Sabia que é muito mais barato vender para quem já comprou de você do que conseguir um novo cliente? Então, tente se esforçar para que o seu cliente tenha uma experiência positiva.

Etapas do Marketing de Relacionamento

As etapas podem ser tanto para antigos clientes quanto para atrair novos. Afinal, o objetivo aqui é criar valor e fazer eles entenderem o quanto você se importa com eles.
     1 – Definindo a sua Persona
Persona é o seu cliente ideal, como já falamos anteriormente. Então é o momento de responder à pergunta: qual público eu quero atingir?
     2 – Descubra o que a Persona quer
Faça pesquisas para descobrir exatamente o que a persona busca, identifique um possível problema que você consiga ajudá-la a solucionar.
     3 – Ofereça soluções para os problemas da Persona
Aqui estará a sua oportunidade para conquistar! Então crie ações e conteúdos de valor que atendam aos desejos da sua persona, que a encante!

Como oferecer algo personalizado, que chegue rápido até eles e que solucione os problemas de quem você quer atrair? Isso é o que veremos no próximo item.

O Marketing de Relacionamento na Era Digital

Com a evolução da internet, ficou mais fácil atingir o público eficientemente através da criação de conteúdos. Mas, principalmente, de conteúdos que são do interesse da sua persona.

Citamos abaixo alguns canais que auxiliam nesse mundo digital:

E-mail marketing
É uma das ferramentas mais importantes, pois pode ser utilizada para inúmeras ações, como: parabenizar o cliente, oferecer conteúdos relevantes, enviar promoções especiais, comunicar o lançamento de um novo serviço, vender um curso e muito mais.

Blog
É o local onde você pode divulgar conteúdos de qualidade, oferecendo soluções para as dúvidas ou problemas dos clientes. Assim, sua empresa pode ganhar credibilidade e ser mais reconhecida no mercado.

Redes Sociais
A presença nas principais redes socias – Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube – é essencial! Afinal, são nesses locais que você terá contato direto e mais humanizado com a sua persona. Assim será possível produzir e divulgar conteúdos nelas. Porém, é importante levar em consideração que uma rede é bem diferente da outra, então é preciso criar ações diferenciadas em cada uma delas.  

Para finalizar, muito mais difícil do que criar relações, é saber como fazer e também como mantê-las. Enfim, o Marketing Digital facilitou o contato entre a empresa e sua persona por meio da comunicação constante e personalizada. Logo, gerou a possibilidade de um relacionamento mais próximo e com muitos benefícios para ambos. Assim, saiba aproveitar bem as ferramentas que tem em mãos para criar experiências positivas, conteúdos de qualidade e uma parceria única.

Compartilhe nas redes sociais