Marketing digital para acelerar o processo de vendas

Marketing digital para acelerar o processo de vendas

1920 1080 Leonardo Pereira

Um processo de vendas mais ágil, especialmente neste período pandêmico, é algo lindo de se ver, não é? Não só mais ágil para fechar a conta, mas também para gerar leads. Esse é um assunto que interessa para você? Então bora descobrir como usar o marketing digital para acelerar o seu processo de vendas.

Descubra o seu processo de vendas

Primeiro, você já tem definido? Se não, dê uma lida básica neste texto sobre as etapas de vendas. Agora se você já sabe quais são as etapas do processo de vendas e conhece bem o seu processo, é hora de entender como o marketing digital pode acelerá-lo.

Porém, separei algumas dicas básicas antes de entrar nos terrenos das estratégias de marketing digital: faça a divisão dos seus contatos em bases de clientes com nome, e-mail e telefone; estude e aplique o conceito de PCI (Perfil de Cliente Ideal); e separe uma verba mensal para investir em performance das mídias digitais.

Marketing digital e processo de vendas

Você pode estar pensando “Ah, mas eu disparo e-mail marketing e impulsiono meus posts. Isso não gera venda”. E você está certo. Marketing digital por si só e com ações isoladas não gera venda, mas um planejamento de marketing digital robusto, feito com foco em performance, pode acelerar o seu processo de vendas. Aqui está o pulo do gato.

Como já disse neste texto sobre estratégias de marketing digital, existem duas formas de aplicar o marketing digital. A primeira é para awareness, ou seja, para reforçar sua marca na mente do consumidor e se relacionar com o seu público. A segunda é com foco em resultados, como geração de leads, aumento de tráfego, fechamento de vendas, captação de contatos… E o que mais você precisar.

Acelerando o processo de vendas

Sabe o pulo do gato que falei? Hoje, temos inúmeras maneiras de fazer o marketing digital acelerar o processo de vendas, ou ao menos apoiar as ações comerciais para que os resultados sejam mais efetivos e apareçam mais rapidamente. Vou separar em tópicos logo aqui abaixo:

Mídias de performance (Ads): elas são sempre motriz por trás de todas as ações no digital, afinal, anunciar na internet é a melhor forma de atingir os resultados que você está buscando. Com as inúmeras plataformas que temos, é fácil encontrar o seu público e se comunicar com ele para fazê-lo andar pelo funil: se ele já foi atraído, podemos utilizar LPs de conversão; se ele já converteu, podemos fornecer materiais incríveis para que ele seja fiel a você.

Campanhas de e-mail marketing: seja para entregar conteúdos, se relacionar de maneira mais íntima ou fazer seu lead converter, o e-mail marketing é uma ótima forma de comunicação. Afinal, é completamente mensurável e públicos, como o B2B, acessam o e-mail 24h por dia. Devido aos testes A/B, é uma plataforma que permite o “erro rápido” para que seja possível ter precisão nas ações.

Funil em Y: o funil em Y tem um conteúdo especial aqui no blog da Prod, por isso vou sintetizar as ideias bem rapidamente e se você curtir, bora conversar. Aqui, o essencial é saber que, após o alinhamento de Outbound e Inbound, conseguimos capturar os contatos-chave das empresas por meio de uma ferramenta, montamos uma cadência baseada em despertar o interesse e demonstrar sua autoridade no assunto, automatizamos todo o processo de disparo de e-mail marketing e entregamos o lead qualificado que tem interesse no seu produto ou serviço.

Acho que deu pra entender que o marketing digital é seu aliado, certo? Então, bora investir! Estude muito e, se precisar, conte com a gente para dar aquele empurrãozinho no seu processo de vendas.

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