Marketing Digital no Natal: 6 estratégias para aumentar as vendas

Marketing Digital no Natal: 6 estratégias para aumentar as vendas

1920 1080 Marcela Lisbôa

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano! Com um grande apelo sentimental, a data também aquece o comércio. Inclusive, o Natal pode contribuir para que muitas empresas atinjam suas metas de lucro anuais. Prova disso é que, em 2017, o SPC Brasil estimou que o gasto médio dos brasileiros com todos os presentes de Natal foi de aproximadamente R$ 461,91. Então, imagina só se boa parte dos seus clientes decidem comprar os presentes de Natal com você! Mas, com empresas de fortíssima presença digital disputando vendas com você, será necessário planejar-se bastante. Só assim você convencerá seus clientes de que eles podem realizar uma boa compra no seu negócio. Assim, investir no marketing digital no Natal e estar nos mesmos canais que seus concorrentes pode definir o seu sucesso de vendas.

No entanto, para desenvolver uma boa campanha de marketing digital no Natal, é preciso começar cedo. Muitas empresas começam a se organizar já no início do segundo semestre. Até porque, com as datas quentes do período, como o Dia do Cliente e a Black Friday, já é possível colocar algumas estratégias em prática. A captação de leads é um bom exemplo disso. Aliás, esse é um dos muitos benefícios que o marketing digital traz para o Natal. Quer descobrir outros? Vamos lá:

Anuncie a sua campanha de Natal

Com o Face Ads e o Google Ads, impactar as pessoas certas com os seus produtos e promoções é muito mais fácil.

Por isso, reservar um budget para a data também deve fazer parte do seu planejamento de marketing digital de Natal.

Mantenha contato direto com os seus clientes

Ter uma presença ativa no ambiente digital é extremamente importante para o seu negócio, certo? E, no Natal, isso é ainda mais necessário! Afinal, apesar de ser uma época de boas vendas, também é tempo de concorrência.

Assim, mostrar para os seus clientes que você está pensando neles e que preparou ótimas promoções é essencial para levá-los até a sua loja.

Utilizar redes sociais, e-mail marketing e post notifications são algumas das formas de se aproximar dos consumidores e deixá-los atualizados sobre o que está rolando com a sua marca durante o Natal. Então, aposte nessa estratégia!

Ofereça um atendimento rápido e inteligente

Responder mensagens, avaliações, dúvidas e resolver problemas dos seus consumidores mostra a dedicação da sua marca em satisfazer o cliente. É por isso que o atendimento é considerado um fator decisivo de compra.

Atualmente, muitas empresas que atuam online investem nos chatbots para realizar o atendimento. Assim, o processo torna-se prático, rápido e inteligente ampliando o relacionamento com o cliente.

Durante o Natal, você deve atentar-se ainda mais ao atendimento ao cliente, pois, com o aumento do fluxo de vendas, é natural que as mensagens nas suas plataformas digitais também aumentem. Então, nada de deixar o seu cliente com dúvidas e preocupado com as compras de Natal dele, ok?

Faça promoções especiais de Natal

Promoção. Está aí uma palavra poderosa! Ao trabalhar com o marketing digital no Natal, você amplia as possibilidades de promoção para oferecer aos seus clientes. Que tal fugir o velho “pague 1 e leve 2”, ou ainda “compre e ganhe”?

As redes sociais oferecem boas oportunidades de ações promocionais. Porém, é necessário que você preste atenção nas políticas de uso para não infringir regras e ter a sua conta bloqueada ou até excluída.

Cupons de desconto e promoções especiais enviadas por e-mail marketing também são uma ótima forma de estimular a conversão de venda.

Viu só? Você pode inovar e realizar promoções incríveis, basta planejar-se e investir no marketing digital no Natal!

Tenha diversas formas de pagamento

Você comercializa pela internet? Vender online inclui oferecer diferentes formas de pagamento, já que este é outro fator decisivo de compra.

Assim, com o aumento das vendas no Natal, é interessante facilitar a conclusão da compra para atender o maior número de clientes possível. Diversos negócios, por exemplo, contam com o PagSeguro ou o PayPal, garantindo mais opções e segurança na transação.

Então, vale considerar como parte da sua estratégia de marketing digital a melhoria do sistema de pagamento, a inclusão de novos métodos e, até mesmo, uma política de juros diferenciada.

Aposte no pós-venda com o marketing digital no Natal

Muitos negócios finalizam o processo de compra com a venda concluída. Mas esperamos que o seu não seja um deles.

O pós-venda é uma estratégia imprescindível! Ao trabalhá-la com o marketing digital, você pode incluir ferramentas como redes sociais e e-mail marketing para conferir a satisfação dos seus clientes com a compra.

Além disso, o pós-venda também é uma oportunidade de vender de novo. Então, o que você acha de aproveitar o clima natalino para presentear o seu cliente com mais um desconto? Ou oferecer outros produtos que ele estava de olho e não levou?

O marketing digital pode te levar a vender muito mais no Natal, de inúmeras maneiras. Você já adotou alguma dessas estratégias que mencionamos?

Não deixe de traçar o seu planejamento e ferramentas para surpreender os consumidores nessa época e fidelizá-los. Assim, as chances deles voltarem a comprar com você em 2019 serão muito maiores.