Aumento da venda online: 6 dicas para converter os novos consumidores

Aumento da venda online: 6 dicas para converter os novos consumidores

1920 1080 Leonardo Pereira

Você já leu o primeiro texto sobre o aumento das vendas online? Não?! Então, clique aqui para ler. Agora, se você já está por dentro do crescimento exponencial que teremos com o e-commerce nos próximos anos, chegou a hora do próximo passo. Descubra o perfil desses novos consumidores e algumas dicas para acertar em cheio na conversão deles.

Perfil do consumidor na venda online

Após a transformação digital, o consumidor também se transformou. A tecnologia passou a ser um ponto primordial no processo de compra e venda. Segundo uma pesquisa da SiriusDecisions, 67% da jornada de compra é feita pela internet. Isso significa que não adianta fugir, o seu consumidor está completamente dentro do mundo digital. Ou seja: se você quiser vender para essas pessoas, você precisará entender o hábito deles na internet e o que fará eles tomarem alguma decisão.

Experiência do consumidor

Eita termo batido, né? Aqui na Prod já saturamos de ouvir esse conceito de “experiência do usuário”. Porém, mais do que nunca, ele é extremamente necessário. Agora é preciso proporcionar uma completa imersão do lead na plataforma da compra. Precisamos contar a ele sobre nosso produto de uma forma clara e que pareça uma conversa entre amigos queridos. Todos estamos cansados de venda descarada.

Aliás, já está comprovado que até 2020, 86% dos consumidores estarão dispostos a pagar mais apenas para ter uma experiência completa do produto. Hoje em dia, o consumidor busca mais do que apenas uma compra. E, se você leu o texto anterior, sabe que essas pessoas irão gastar ainda mais com vendas online. A tendência é, no mínimo, dobrar os valores gastos nesse tipo de comércio.

Consumidor é agora influenciador

Agora imagine esses novos consumidores nas redes sociais, onde tudo é postado. Historicamente, sempre nos tornamos fãs de marcas que gostamos. Porém, antes nossa opinião ficava restrita a um pequeno grupo de pessoas que falávamos desse produto que adquirimos e gostamos. Na internet, um post simples pode atingir uma massa enorme com apenas um clique. Todos querem compartilhar nas redes os produtos que se tornaram favoritos ou não. E olha… Se o cliente não gostou, você pode ter certeza que ele colocará no Facebook. Seja avaliando mal sua página ou fazendo uma postagem.

Por isso elaborei algumas dicas para ajudar você a entender melhor os novos consumidores e ser mais eficaz ao atingir um possível lead.

6 dicas para converter novos consumidores

Entenda o seu público: esse é o primeiro passo. Se você já passou pela fase de construir o conceito do seu produto, você provavelmente já conhece seus consumidores. Mas o importante mesmo é entender como seu público-alvo se comportam na internet. Eles são mais sérios? Mais brincalhões? Entendem memes e virais? Gostam de compartilhar frases motivacionais? Eles fazem compras grandes na internet? Enfim, são perguntas necessárias para você entender o hábito deles. E, somente com essas respostas, você saberá como converter suas personas em clientes fiéis.

Incorpore o digital: sei que já falei sobre esse assunto no texto anterior, mas isso é vital! Tenha um site responsivo, nutrido com informações importantes e com canal para e-commerce (se esse for seu foco). Por outro lado, prepare também sua equipe para dar assistência nas redes sociais e em outros canais de comunicação. Para auxiliar você nesse processo, contratar uma agência digital é o ideal.

Redes sociais: transforme uma simples página nas redes em um reduto da sua marca! Faça posts que fujam do comercial descarado, conte histórias sobre suas personas, se coloque no lugar do seu público e, o mais importante, fale a mesma língua dos seus consumidores. Você pode utilizar a regra 80/20 para ajudar. Além disso, padronize toda a comunicação visual das suas redes: isso vai passar confiabilidade. Aprenda mais sobre em quais redes sociais investir.

Campanhas digitais: a maneira mais efetiva de atingir seu público é por meio de Ads. Já falei isso também no texto anterior, mas é importante frisar que investir em campanhas ajudará você a impactar o público que você procura. Seja no Google, no Facebook, no Instagram ou em outra rede que seja estratégica para você. Aqui na Prod, temos vários clientes que investem em Ads, seja em posts impulsionados ou em campanhas maiores, e todos estão notando o aumento do reconhecimento das suas marcas.

Sensação de urgência: seja persuasivo, mas sem ser apelativo. Por exemplo: sempre inserimos CTAs com senso de urgência nos e-mail marketings que disparamos para um cliente do ramo hoteleiro. São sempre assuntos que despertam a curiosidade, seguidos de textos que conversam sobre a experiência do parque hotel e depois um botão que induz ao clique. Assim criamos a urgência

Transforme em dados: guarde todos os resultados das suas campanhas, pois isso é nada mais do que dados importantíssimos sobre seus leads! Na internet, tudo fica registrado para podermos aprender com os erros e sermos cada vez mais assertivos ao impactar essas pessoas.

E aí? O que achou desse especial “vendas online”? Você descobriu como iniciar suas e-commerce com o pé direito e como impactar da maneira certa seus consumidores. Se você quiser conversar um pouco mais ou estiver precisando de alguma solução digital, pode contar com a gente, ok?! 😉