Perfil Comportamental: prazer em conhecê-lo

Perfil Comportamental: prazer em conhecê-lo

1920 1080 Lais Santiago

“Ser ou não ser, eis a questão”, “Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo.” O que tem em comum entre as frases de Shakespeare e Cecília Meireles com Perfil Comportamental? Vamos descobrir!

O que é Perfil Comportamental?

Podemos dizer que o Perfil Comportamental está intimamente ligado a indecisão nesses dois versos. As ações são justificadas pelo comportamento que cada pessoa tem.

Assim, o Perfil Comportamental é uma ferramenta para que a Gestão de Pessoas entenda quais as competências que estão ligadas ao comportamento de cada um. Dessa forma é possível conhecer habilidades e tratar situações que demandam um conhecimento sobre as reações das pessoas.

Aqui na Prod utilizamos o Profiler, desenvolvido pela Solides. Basicamente, é um teste de perfil comportamental, baseado na Metodologia DISC, que mapeia as principais tendências de comportamento das pessoas. Enviamos aos colaboradores e candidatos de vagas um link para preenchimento do formulário que é dividido em duas etapas:

1ª Etapa: Nela contém palavras e características, tanto de cunho positivo como negativo, onde a pessoa seleciona os itens que acredita possuir.
2ª Etapa: Contém as mesmas palavras da etapa anterior, mas a diferença é que a pessoa seleciona as que percebe que as outras pessoas querem que ela tenha.

O relatório mostra o(s) perfil(s) predominantes além de várias outras informações, como: Índice de Energia, Índice de Flexibilidade, Índice de Autoaprovação, Índice de Exigência do Meio, Estilo de Liderança, Área de Talento e Roda de Competências.

Os principais benefícios gerados por ele são: recrutamento mais assertivo, engajamento, desenvolvimento e treinamento, aumento de produtividade e a redução dos custos com a rotatividade.

Existem 4 perfis do comportamento de pessoas. Segundo a Solides, essa é uma rápida definição de cada um deles:

Os 4 Perfis Comportamentais

Comunicadores:

Emoções: afetuosos; têm uma boa dialética; não são rancorosos; persuasivos; sonhadores.
Relacionamentos: sociáveis; se preocupam com as pessoas ao seu redor; otimistas; amáveis; carismáticos; compassivos.
Atividades: gostam de causar uma boa impressão; nunca se entediam; gostam de novos desafios e projetos; por serem persuasivos, conseguem envolver outras pessoas em seus projetos.

Executores:

Emoções: autoconfiantes; decididos; determinados; otimistas; autossuficientes; destemidos; empreendedores.
Relacionamentos: competitivos com as pessoas de sua equipe; persistentes; gostam de tomar a frente e liderar; incentivadores; bons exortadores; não se intimidam pelas circunstâncias.
Atividades: promotores de eventos; resolutos; intuitivos nas tomadas de decisões; proativos; têm tomadas de decisões rápidas em situações de emergência.

Planejadores:

Emoções: calmos; dignos de toda confiança; boa índole; de fácil convivência; alegres e agradáveis; pacifistas; têm muito senso de justiça própria.
Relacionamentos: extremamente fiéis; confiáveis; são de agradável convivência; amigáveis; têm senso de humor; exercem uma influência conciliatória.
Atividades: têm o trabalhar estruturado; acham sempre os meios mais fáceis e práticos de fazer as coisas; conservadores; eficientes; caprichosos; planejam o trabalho antes de executá-lo; têm influência estabilizadora.

Analistas:

Emoções: amam a música e as artes; sensíveis; idôneos; capacidade analítica; pensativos; reagem fortemente à emoção; sentimentais; pensadores profundos, dado à reflexão.
Relacionamentos: amigos confiáveis; sinceros; cautelosos em suas amizades; transparentes.
Atividades: forte tendência para o perfeccionismo; gostam de trabalho analítico e detalhado; autodisciplinados; sempre levam a cabo o que começam; tendem ao trabalho intelectual; meticulosos ao ponto de observar minúcias; muito estudiosos e inteligentes.

O resultado tem uma assertividade de 97% o que nos auxilia a conhecer e até mesmo fornecer a quem respondeu o Profiler o seu autoconhecimento. Então a pessoa consegue entender porque reage de certa forma diante das situações do dia a dia.

Nossas equipes são mistas e podemos dizer que, na Prod, temos uma mescla muito interessante dos perfis. Entendemos onde desenvolver cada um e de que forma dar os feedbacks, afinal, conhecer melhor o outro gera uma maior interação entre todos. Conhecer os colaboradores se tornou nosso benefício máximo.

Como uma boa executora, o texto foi objetivo e rápido de leitura. Espero ter me comunicado bem para análise e planejamento de todos. Se precisar de mãozinha, pode contar com a gente. 😉

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *