Pesquisa por voz: otimize seu site

Pesquisa por voz: otimize seu site

1920 1080 Marcela Lisbôa

Você, que tem um celular em mãos, provavelmente conhece – e até já usou – a pesquisa por voz. “Ok, Google” ou “E aí, Siri” são frases que estão fazendo parte das nossas vidas de forma frequente quando queremos fazer uma pesquisa rápida ou encontrar a resposta para uma dúvida.

O número de buscas por voz está crescendo em todo o mundo e chega em 2019 como uma tendência forte do marketing digital. Afinal, os usuários estão mudando a forma como utilizam os buscadores e isso impacta diretamente nos resultados que eles encontram.

Isso acontece porque, quando realizamos uma pesquisa por voz, utilizamos expressões de conversação. Enquanto isso, nas buscas digitadas, costumamos pesquisar por palavras-chave, excluindo elementos textuais.

Olha só esse exemplo simples: Digamos que eu queira me planejar para o Natal. Rapidamente, posso perguntar ao Google em uma pesquisa por voz: “Quando é o Natal?”. Mas, se eu for digitar, provavelmente irei cortar algumas palavras e apenas buscar por “Natal 2018”. Em ambas as buscas, o Google me mostrou em qual dia da semana será o Natal. Porém, nos resultados da pesquisa, os links encontrados foram diferentes. Faça o teste aí!

Essa variação na pesquisa também pode impactar a forma como o seu negócio é encontrado. Porém, você pode lidar com isso de forma estratégica, por meio de técnicas e ferramentas, e garantir que mais pessoas cheguem até você. Inclusive, temos três dicas para você começar:

Use SEO e otimize para pesquisas por voz

Otimizar o seu site é primordial. Afinal, como você viu no exemplo, não basta ter palavra-chave quando se trata de busca por voz. Então, apostar em um texto consistente faz toda a diferença.

Outro fator para considerar no seu SEO é que as pesquisas por voz tendem a apresentar perguntas nas frases. Logo, conhecer as perguntas do seu segmento e oferecer respostas para elas pode melhorar o seu ranqueamento. Quer mais uma dica? Utilize a ferramenta Answer the Public para descobrir as perguntas. Nas nossas estratégias de marketing da Prod, sempre consultamos essa ferramenta para identificarmos possíveis caminhos para o nosso trabalho.

É importante lembrar também que o código do site é parte integrante do seu SEO. Por isso, mantenha-o limpo, organizado e estruturado para os mecanismos de busca.

Esteja no Google Meu Negócio

O Internet Trends Report de 2016 apontou que 22% das pesquisas por voz eram relacionadas a conteúdo local.

Então, ao tratarmos de proximidade, não há melhor maneira de aparecer no Google do que utilizando o Google Meu Negócio. Afinal, ele exibe todas as informações mais relevantes do seu negócio para que o usuário entre em contato ou visite o seu estabelecimento. Mas é importante que a sua conta esteja perfeitamente configurada e, assim, apareça como resultado das buscas certas.

Tenha um site responsivo

Uma vez que grande parte das buscas por voz são realizadas por mobile, é imprescindível que o seu site seja responsivo. Além disso, o Google considera como fator de ranqueamento o quesito mobile friendly.

O que você achou das estratégias que apresentamos? A Forbes apontou um dado da ComScore que prevê que, até 2020, cerca de 50% das buscas serão realizadas por voz. Ou seja, está mais do que na hora de pensar e trabalhar com esse tipo de pesquisa.

Nós já demos algumas dicas de como começar, mas, se você quiser mais detalhes, que tal entrar em contato com a gente? Com certeza ainda falaremos bastante sobre essa tendência!

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