7 passos para um planejamento de Marketing Digital de sucesso

7 passos para um planejamento de Marketing Digital de sucesso

1920 1080 Maisa Cavalcanti

Se você está pensando em inserir a sua empresa no universo online, ou se ela já está lá porém não tem tido os resultados esperados, é indispensável que você comece a traçar um planejamento estratégico de Marketing Digital.

Muitas empresas acabam não fazendo ou não dando tanta atenção ao planejamento. Porém, ele possui várias etapas e não é tão simples quanto parece. Afinal, não basta apenas criar os perfis nas redes sociais e um site incrível. É preciso ter um plano bem estruturado. Assim, você saberá onde se quer chegar e investirá nos melhores canais, atraindo o público certo.

Vamos às principais etapas deste processo?

Estabeleça os objetivos

Tenha sempre os objetivos muito claros, para assim manter o foco do seu planejamento. Desta forma, saiba o que você quer oferecer para o seu público, analise o que irá gerar valor.

A gestão de tempo também é um fator importante, pois você precisa estabelecer metas e prazos para cumprir tudo o que foi proposto.

Saiba quem é seu público

Quais são os hábitos, preferências, comportamentos e necessidades do seu público? Em quais canais a sua presença é mais marcante? As respostas dessas perguntas são cruciais para que você adeque a linguagem e o conteúdo que será disponibilizado.

Quando analisar bem seu público, conseguirá definir a sua Persona, que é o seu consumidor ideal.  Assim, as chances de impactar com informações, produtos ou serviços úteis serão muito maiores.

Analise a concorrência

Sempre acompanhe o que os seus concorrentes estão fazendo. Veja quais estratégias eles estão utilizando, os diferenciais oferecidos e as principais falhas e acertos. Além disso, considere em quais canais eles estão presentes e outros pontos que julgar necessário.

Por meio disso, dá para se ter uma noção do melhor caminho a ser seguido e o que mais está agradando o consumidor.

Defina os canais que irá atuar

Há uma infinidade de canais que você poderá utilizar. Então, não precisa estar presente em todos, mas no início do processo é interessante utilizar vários. Assim, você pode visualizar quais são os melhores para a sua empresa.

Depois, foque nos que o seu público tem mais adesão. As redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, permitem um contato mais próximo com o seu público. Porém, você também pode utilizar blogs, e-mail, mídia paga e outros.

Determine o tipo de conteúdo que irá disponibilizar

O conteúdo é o principal meio de chamar a atenção do seu público. Então crie algo que vai gerar o interesse, que o ajude a solucionar seus problemas e que tire suas dúvidas.

Você sabia que a maioria das pessoas fazem pesquisas online antes de comprar um produto ou serviço? Então tudo que você disponibiliza tem que ser de qualidade e fácil de ser encontrado.

Faça um cronograma eficiente

Organização é tudo! Portanto, durante todo o processo, você precisará executar diversas ações ao mesmo tempo e em vários canais diferentes, então é preciso ter todos os passos bem definidos e uma sinergia boa para atingir todo o potencial do plano.

Monitore os resultados

No mundo digital, tudo pode ser mensurável! Aliás, essa é uma das melhores maneiras de verificar se as estratégias que foram traçadas estão realmente funcionando. Verifique os acessos, os e-mails que foram abertos, a quantidade de cliques e comentários. Para isso, existem várias ferramentas que podem auxiliar, como o Google Analytics. Dentro de cada uma das redes sociais, também há como monitorar os resultados. Faça testes de otimização, como teste de títulos, e-mails e A/B visuais, tendo o SEO  como seu aliado.

São várias etapas que devem ser seguidas e cada uma delas é importante para que consiga atingir o que deseja. Um bom planejamento aumenta e muito as chances de tornar a sua empresa conhecida no mercado e converter os leads em clientes. Por isso, é indispensável que ele seja feito por um profissional capacitado, que realmente tenha um profundo conhecimento de marketing digital,  que saiba monitorar os resultados e todos os canais escolhidos. Caso não tenha esse profissional na equipe, considere contratar uma Agência de Marketing Digital que poderá traçar estratégias eficientes para sua empresa.