Scrum: a metodologia que acelera a produtividade das equipes

Scrum: a metodologia que acelera a produtividade das equipes

1920 1080 Marcela Lisbôa

O Scrum é uma metodologia ágil que existe desde a década de 90 e que tem ganhado cada vez destaque, ainda mais no mercado digital, dentro das equipes de TI e desenvolvimento. Aliás, todas as equipes aqui da Prod estão trabalhando dentro desse método para entregar resultados com mais agilidade e qualidade aos nossos clientes.

Bateu aquela curiosidade para saber como funciona o Scrum? Vamos explicar para você com base no que estamos vivendo na nossa rotina de trabalho.

A metodologia do Scrum, também considerada um framework de produtividade, passou a funcionar adequadamente para a Prod depois que adotamos o Kanban no nosso gerenciamento de tarefas. Esse método é reconhecido mundialmente e foi desenvolvido pela Toyota. Ele foi introduzido aqui por meio do Trello. Assim, ficou mais fácil observarmos cada etapa das nossas demandas, divididas em to do (a fazer), doing (fazendo) e done (feito), além de sabermos quem é o responsável por cada uma delas.

Assim, com o Scrum, dividimos as principais fases do nosso trabalho conforme nossa realidade, sempre pensando no MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável) de cada sprint. Desta forma, poderemos corrigir possíveis erros ou problemas e entregar algo de valor ao cliente em todo sprint.

Além disso, com toda a equipe observando e acompanhando o processo, nossos trabalhos são aprimorados ao longo de cada etapa, o que nos permite alcançar um resultado de alta qualidade. Sem contar que, desta forma, produzimos com muito mais transparência, alcançando um dos objetivos do método.

No entanto, para garantir a eficiência do Scrum, precisamos passar por alguns eventos de prazo definido e ter papéis bem claros. Olha só:

Eventos do Scrum

Product Backlog: Na primeira etapa, nossos líderes listam todas as demandas e suas prioridades. Assim, as equipes já terão em mente o que deverão entregar para cada cliente.

Sprint Backlog: Aqui, nos certificamos de que as equipes têm todas as ferramentas, informações e conhecimentos necessários para continuar cada tarefa.

Sprint Planning Meeting: Partindo para o Sprint Planning, iremos planejar cada sprint. Ou seja, cada período de produção.

Sprint: É o momento de criar! O sprint é o principal evento do Scrum. Então, é neste momento que todos os eventos serão aplicados para alcançar um produto funcional, conforme as expectativas estabelecidas anteriormente. Para isso, o scrum team precisa estar alinhado e ter uma boa comunicação.

Daily Scrum: O Daily Scrum é uma reunião diária que acontece antes de iniciarmos os trabalhos. Entretanto, ela não pode durar mais do que 15 minutos. Afinal, seu intuito é repassar o que foi feito ontem e direcionar o que será feito hoje.

Sprint Retrospective: Aqui, é o momento de dar e receber os feedbacks dos trabalhos desenvolvidos. Assim, revisamos os pontos positivos e negativos para melhorarmos. Na equipe de marketing, por exemplo, essa reunião acontece semanalmente.

Papéis

Product Owner: É o membro da equipe que define os itens do Product Backlog e que organiza o Sprint Planning. Assim, aqui na Prod, essa função fica por conta dos nossos gerentes.

Scrum Master: É a pessoa responsável por garantir que a equipe desenvolva o trabalho da melhor maneira possível. Por isso, precisa ser uma pessoa ativa e atenta. Afinal, o scrum master deve facilitar a rotina de trabalho e definir as prioridades no Daily Scrum.

Scrum Team: Aqui, todos os demais membros da equipe estão reunidos. Então temos desenvolvedores, criativos, revisores, planners e muitos outros.

E aí, o que você achou dessa metodologia que adotamos? Nossos clientes já estão sentindo os resultados, pois esse processo interferiu positivamente na qualidade e na agilidade com as quais entregamos os projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *