SSL: saiba tudo sobre segurança de navegação!

SSL: saiba tudo sobre segurança de navegação!

1920 1080 Marcela Lisbôa

Lembra quando conversamos, aqui no blog, sobre a importância do HTTPS? Se você não se lembra, é bom dar uma olhadinha antes de começarmos por aqui. Afinal, hoje vamos esbarrar nele para falar sobre o SSL (Secure Socket Layer).

O certificado SSL é o grande responsável pelo funcionamento do HTTPS, oferecendo a proteção dos dados do usuário dentro de um site.

Atualmente, o Google passou a considerar o uso do certificado como um dos principais fatores de ranqueamento com base em SEO. Então, sites sem essa tecnologia perdem relevância para o buscador, o que torna difícil alcançar um bom posicionamento orgânico.

Não é para menos! A função do SSL é impedir que usuários mal-intencionados roubem informações confidenciais daqueles que acessam o seu site. Deste modo, a troca de informações que rola entre o site e o usuário é criptografada, tornando a navegação muito mais segura e confiável.

Temos exemplos muito claros: os e-commerces e sistemas bancários utilizam essa tecnologia há muito tempo, por conta das transações financeiras online. Tá vendo como é muito importante ter o SSL?

Como identificar sites seguros?

É fácil identificar um site com o certificado: no navegador Google Chrome, por exemplo, basta olhar para a barra de endereços no navegador e verificar se existe um cadeado verde antes do link do site. Se houver, quer dizer que você está em uma navegação segura, com certificação SSL.

Mas e se o site não apresentar o cadeado verde? Bom, aí você deve ter consciência de que seus dados podem não estar seguros ali. Se o site for seu, é hora de garantir o SSL para não prejudicar seu desempenho no Google e proteger os dados dos visitantes, certificando a autenticidade do seu site.

Como instalar o certificado SSL?

Você deve adquirir o certificado SSL efetuando uma compra. Como há diversas especificações do certificado, o valor varia de acordo com a necessidade do site. Mas há três tipos principais:

  • Validação do Domínio: com nível de segurança e criptografia básicos, ele valida a confiabilidade do domínio. Tem custo mais acessível.
  • Validação da Organização: de nível intermediário, valida também as informações da organização, isto é, da dona do domínio. Essa validação é muito indicada para e-commerces, por exemplo.
  • Validação Estendida: certificação mais completa e que oferece o maior nível de segurança. Ela é indicada para grandes empresas.

Além disso, é importante saber que o certificado precisa ser renovado periodicamente, com um novo pagamento.

Depois de comprar o certificado SSL, é hora de instalá-lo em seu site. O ideal é solicitar ao seu desenvolvedor para que a instalação seja realizada de forma correta.

Nós já instalamos o SSL em muitos dos sites que a Prod gerencia e incentivamos nossos clientes a investirem no certificado. O Mira Serra é um deles: https://www.hotelmiraserra.com.br/

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *