Como a tecnologia pode ajudar o setor industrial?

Como a tecnologia pode ajudar o setor industrial?

1920 1080 Convidad@

A transformação digital está cada vez mais presente nas fábricas, sendo responsável pela nova revolução industrial: a indústria 4.0.

A tecnologia traz muita competitividade à indústria, por isso muitas empresas brasileiras a estão adotando na linha de produção. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 48% das grandes companhias investiram na indústria 4.0 em 2018.

Também conhecida como manufatura avançada, a indústria 4.0 aumenta a velocidade e qualidade da produção, tornando a empresa mais produtiva e lucrativa.

Quando falamos sobre tecnologia na indústria, geralmente relacionamos às montadoras ou indústrias de manufatura. No entanto, toda empresa do setor é afetada, principalmente na linha de produção.

Aqui, você vai conhecer 4 melhorias que as techs podem causar no dia a dia das indústrias.

1 – Grande eficiência de produção

Uma indústria que investe em equipamentos de alta tecnologia tem uma linha de produção mais eficiente.

Em comparação com um funcionário, um sistema automatizado executa as tarefas com alta precisão, pois elas são desenvolvidas com softwares inteligentes que permitem a produção das peças e equipamentos com qualidade superior.

E não estamos falando somente de máquinas e robôs! Mas sim de sistemas internos, plataformas digitais que organizam o fluxo de trabalho e até mesmo aplicativos que gerenciam a produção.

Além da eficiência operacional, os recursos digitais disponibilizam todas as informações dos processos produtivos, auxiliando a indústria na mensuração de insumos para a produção.

2 – Redução dos custos

A indústria 4.0 auxilia também na redução dos custos gerais da empresa, pois os processos ocorrem com mais eficácia, e na diminuição de gastos com capital humano.

Como as máquinas atuam em toda a linha de produção da empresa, o número de pessoas para executar essas tarefas diminui, otimizando custos na contratação de uma equipe especializada.

Além da redução dos custos com mão de obra, outros gastos mensais também caem, como água e eletricidade.

Com gastos menores, a fábrica pode direcionar o orçamento para outros processos da linha de produção e investir em novas tecnologias para otimizar suas atividades.

3 – Maior segurança operacional

No setor industrial, erros e acidentes envolvendo funcionários podem ocorrer, mas isso muda com a indústria 4.0, pois a tecnologia diminuirá esses contratempos, que influenciam também no orçamento da empresa e na qualidade de vida dos profissionais.

Com o sistema operacional totalmente automatizado, o número de acidentes vai cair muito, e a produção será padronizada. Desta forma, além de diminuir riscos, será possível garantir agilidade e redução de erros nos processos, aumentando a qualidade dos produtos. Assim, a indústria observará na prática o retorno do investimento nas tecnologias e recursos digitais.

4 – Entrega de produtos altamente personalizados

Atualmente, o consumidor exige uma qualidade diferenciada. E, nesse ponto, a indústria 4.0 auxilia a companhia a produzir para essa demanda.

Para isso, a adoção de softwares personalizados de comunicação e de captura de informações, como o Big data, são extremamente importantes, já que podem armazenar e analisar todos os dados para entender as necessidades dos clientes, substituindo a produção em larga escala por tiragens segmentadas.

Além da comunicação, outro importante elemento que ajuda na eficiência das indústrias é o marketing digital, que propaga seus produtos e serviços em vários canais de divulgação digitais, como buscadores, redes sociais, entre outros.

Aplique a indústria 4.0 para ter mais eficiência

Para que as fábricas tenham bons resultados em um mercado muito concorrido, é essencial ter direcionamento eficiente dos investimentos para melhorar a performance na linha de produção.

Com a indústria 4.0 e o auxílio da tecnologia e das soluções digitais, as empresas do setor terão mais qualidade e custos menores e evitarão acidentes dos funcionários, aumentando a segurança no trabalho e tornando a produção mais eficiente.

A tecnologia também auxiliará na redução dos custos gerais da indústria e no atendimento de demandas personalizadas, por meio de diversos canais de atendimento e gerenciamento virtuais, tornando a indústria capaz de produzir equipamentos e mercadorias com rapidez e precisão, evitando ruídos na comunicação e entregando o melhor produto para o consumidor.

Por esses motivos, a indústria 4.0 é um fator decisivo para levar sua empresa a um outro nível de eficiência e entrega dos seus produtos aos clientes.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.