Tendências de Marketing Digital para 2019

Tendências de Marketing Digital para 2019

1920 1080 Leonardo Pereira

2018 voou, né? Vimos várias estratégias, plataformas e ferramentas indo embora ao perder o interesse do público. Então, que tal olhar com a gente o que ficou consolidado em 2018 e está indo pra 2019? Bora se preparar para aplicar as tendências de marketing digital!

Esse ano ficou marcado pela perda da confiabilidade dos usuários nas redes sociais. Os motivos? A fortíssima onda de fake news; pressão no Facebook para que ele seja mais claro e transparente, sobretudo após o vazamento dos dados de usuários para uso político; milhões de contas do Twitter e Instagram sendo excluídas por serem ou utilizarem bots.

Como os fatos influenciaram as Tendências de Marketing Digital para 2019?

Esses e outros acontecimentos despertaram os usuários para questionar a privacidade e a segurança dos seus dados. Também, incentivaram o mercado produtor de mídia digital a se preocupar menos com alcances gigantescos e dar mais valor para engajamento de qualidade, desenvolvendo um diálogo mais íntimo com o usuário.

Ou seja, essa onda acabou se tornando algo positivo: precisamos entregar conteúdos de mais qualidade e que dialoguem com a nossa persona. Essa é uma das tendências que separamos para você e que estarão em alta em 2019. Confira abaixo mais algumas:

Hashtags:
Criar um vínculo com o seu público é super importante e, já que o Instagram está no hype, hashtags funcionam muito bem para esse propósito! Afinal, é uma interação direta entre consumidor e a marca. Uma boa prática é usar as hashtags de maneira estratégica e não usar várias para tentar acertar em uma.

Influencers:
Pela falta de confiabilidade nas mídias, ter um rosto conhecido falando pela sua marca se tornou uma questão-chave. Os usuários confiam nos influencers, pois eles são “gente como a gente”.

Lives:
Quer fazer sua marca parecer mais real e confiável? Faça lives! Ter alguém falando em tempo real com seus curtidores fará toda a diferença. Aqui na Prod, planejamos lives com a intenção de engajar o público e resgatar essa confiabilidade.

Stories:
Chris Cox, Diretor de Produtos do Facebook, revelou alguns números apontando que os stories já estão prontos para substituir o feed. Isso é devido às experiências imediatas, já que os stories foram feitos para o mobile. O The Guardian indicou ainda que os stories mais realistas têm um engajamento maior do que aqueles cheios de informações e ações.

Ads:
Estamos na era pay-to-play, certo? E, mais do que nunca, é necessário gerar conexão e discussões por meio desses anúncios. Não somente a transmissão de uma publicidade, mas, sim, algo que agregue e entretenha. Já estamos desenvolvendo Ads com esse foco para os nossos clientes e os resultados estão ótimos!

Mensagens instantâneas:
Cada vez mais os usuários passam tempo trocando mensagens. Que tal usar esse indicador e fazê-lo conversar com sua marca? Chatbot, WhatsApp Business e outros são tendências fortíssimas já que os consumidores estão curtindo uma interação mais direta. Eles querem ser escutados, então escute seu público.

Conteúdos personalizados:
Retomar a confiança dos usuários não será uma tarefa fácil. Mas, um bom caminho é seguir com uma comunicação que ajude e converse com seu público. Ah, e o mais importante: faça isso de uma maneira consistente. Quer um exemplo? Aqui nós focamos na persona dos nossos clientes, porque estudamos as bases que são aplicadas e entendemos o engajamento. Assim, fica mais fácil dar ao público exatamente o que ele está buscando.

Fica a dica! Ainda vale a pena ficar de olho no Instagram que atualmente é a rede social preferida dos usuários. Além do Insta, YouTube e Linkedin são as mídias que mais mostram crescimento.

Bom! Vimos as fortes tendências de marketing digital para 2019 e percebemos que vamos precisar focar bastante na confiabilidade do público quanto às mídias digitais. Consulte agências digitais para buscar melhores formas de realizar essa tarefa. Se precisar de dicas, a Prod está aqui para bater um papo. 😉

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *