Especial 2020: 6 tendências para gestão empresarial

Especial 2020: 6 tendências para gestão empresarial

1920 1080 Leonardo Pereira

2019 decolou com força e cumpriu seu objetivo com sucesso. 2020 chega com novos ares e tendências ganhando novas óticas, recheado de possibilidades para o universo da gestão de pessoas e empresas.

Tendências para o mercado de gestão

São inúmeras as formas de buscar tendências mercadológicas. Nós decidimos unir os insights que tivemos assistindo às inúmeras palestras da RD Summit com as informações dos artigos e estudos mais recentes da área.

Assim, conseguimos ter uma visão bacana do que ganhará espaço no mercado de gestão em 2020. De pessoas a gerenciamento de processos, há conceitos ganhando ainda mais força para esse novo ciclo. Bora descobrir?

6 tendências para ficar de olho

1: GPTW
Ter o selo Great Place to Work (GPTW) é um diferencial, claro. Porém, é preciso focar na felicidade individual dos colaboradores. Uma maneira de aumentar esse índice é com ações de GiftWork. Esse conceito nada mais é do que proporcionar experiências únicas e inesperadas para a pessoa em questão. Por exemplo: alguns Prothers são Flamenguistas doidos. O Dani, nosso CEO, levou-os para assistir a uma partida com o Maraca lotado. Algo tão simples que, para eles, significou o mundo!

2: Cultura organizacional
Aposto que você sabe o que é cultura organizacional, certo? Mas, a partir de 2020, você precisa repensar TUDO o que você aprendeu sobre esse conceito. Mais do que nunca, os ambientes de uma empresa precisam ser acolhedores e inspiradores. Salas fechadas, ambientes escuros, falta de estrutura e tantos outros pontos que desanimam qualquer um precisam ser urgentemente revistos. Sem felicidade no local de trabalho, todo o seu esforço para criar uma cultura de família será em vão.

3: Business Intelligence ou BI
Você já deve ter lido esse termo por aí. Questões de análise agora estão em outro patamar, afinal todas as decisões precisam, mais do que nunca, ser baseadas em resultados prévios. Que tal ter uma pessoa específica para isso? Novos movimentos, sucesso do cliente e estratégias, tudo precisa ser fundamentado em dados. Ao trilhar esse caminho, suas chances de assertividade aumentarão muito!

4: Growth
Você quer aumentar seus resultados? Então comece a pensar nas diferentes habilidades do seu time e em como aplicá-las em conjunto. Ao unir peças diferentes que se encaixam, é possível aproveitar melhor a capacidade de cada um. Para, assim, otimizar os resultados e, consequentemente, aumentar as possibilidades de melhoria nas rotinas e trabalhos. Reveja as posições atuais dentro do seu time, é possível otimizar processos movendo algumas peças? Se sim, faça!

5: Somos humanos
Algo ficou bem claro sobre os insights acima: somos todos humanos! Pessoas falham, aprendem, desenvolvem e mudam suas concepções sobre tudo. A atriz Denise Fraga, que se apresentou como uma “investigadora de humanos” na palestra da RD Summit, citou sobre este momento atual em que vivemos o pior de nós mesmos, porque atualmente temos medo de ser gentis e acabar sofrendo algum tipo de “abuso”. Não deixe que esse pensamento se alastre na sua empresa. Promova a gentileza entre os colaboradores, os gerentes e os diretores.

6: Liderança e sucessão
Por último, é importante pensar sobre a formação de sucessores para os atuais líderes. Identifique talentos e explore aqueles que precisam de um empurrãozinho para expressar esse lado de comandante. Essa prática é vital para criar sucessão dos atuais mentores, treinar seus colaboradores e, assim, criar um caminho em que todos possam vislumbrar uma carreira de sucesso.

Deu pra perceber que o futuro é logo ali, certo? Não dá mais para ter uma mentalidade antiga sobre relacionamento entre empresas e clientes, ou empresas e colaboradores. O maior capital de uma empresa são as pessoas e é preciso ter isso em mente para decidir qual caminho trilhar.

Estamos sempre ligados nas tendências e já trabalhamos nesses pontos faz algum tempo – ações que culminaram no selo de Great Place to Work, que ganhamos no início de novembro. Se você precisar de um help pra colocar essas tendências em prática, que tal marcarmos uma conversa?

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *