UX design: O que é e como ele pode te ajudar

UX design: O que é e como ele pode te ajudar

1920 1080 Marcela Lisbôa

Hoje, tudo o que fazemos e produzimos deve ser pensado para o usuário e consumidor. A relevância do público é tão grande, que até técnicas e conceitos de trabalho estão mudando para priorizá-lo. E, neste meio, encontra-se o UX design e o UI design. E, se você não sabe o impacto que essas técnicas têm em um negócio, precisa conhecer agora! Vamos lá?

UX design e UI design

O UX design é uma maneira de estruturar o design pensando na Experiência do Usuário (User Experience). Aqui, o sentimento que o internauta tem com o sistema, marca ou produto é levado muito a sério. Então, tudo o que for planejado ou criado, precisa gerar uma boa relação entre o consumidor e a marca.

Neste processo, é preciso considerar a facilidade de acesso, a utilidade e a eficiência da ferramenta. Além disso, pode-se pensar na valorização do sistema e nas possibilidades que ele oferece ao usuário para realizar ações. São muitas as atividades que podem ser englobadas pelo UX design, inclusive o UI design.

O designer e autor Dan Saffer desenvolveu este gráfico para demonstrar todas as realidades envolvidas no UX:

São muitas as atividades que podem ser englobadas pelo UX design, inclusive o UI design.

Imagem: Dan Saffer/Kicker Studio

 

Uma das aplicações em UX da Prod é com o cliente Estante Mágica. Periodicamente, fazemos testes de usabilidade nas várias plataformas do sistema. Esses testes são gravados e analisados, pois queremos entender o comportamento do usuário. Também realizamos entrevistas com os alvos para entender a sensibilidade que possuem. Além de tudo isso, utilizamos as técnicas mais modernas do mercado em UI.

O UI design, ou User Interface Design, está voltado para a projeção de uma boa interface. Portanto, todos os botões e formas de interação são pensadas para oferecer uma experiência positiva ao usuário. Isso quer dizer que, com o UI design, tornamos a interface user-friendly.

O UX e o UI design coexistem e funcionam lado a lado, pois o UI é parte importante e necessária para alimentar as emoções e experiências planejadas para o usuário.

A importância do UX design para a sua marca

Valorizar as emoções do seu consumidor é fundamental para enfrentar a concorrência e estar à frente.

Se você entende como o seu usuário navega pela loja online, por exemplo, pode facilitar o processo de compra, retirar ou acrescentar formas de navegação e oferecer mais acessibilidade. Assim, você entenderá como agregar valor para o usuário. Com isso, garantirá que ele permaneça em seu site por mais tempo e não tenha interesse em pesquisar na concorrência.

Um estudo da Hyper Island acredita, inclusive, que o UX design será mais importante do que o preço na decisão de compra.

Então, pensar nas necessidades do usuário e buscar atendê-las pode tornar sua marca única e gerar um sentimento de empatia. Tudo isso contribui para que você conquiste o usuário e faz com que ele retorne para você sempre que precisar.

Agora que você entendeu as técnicas, já conseguiu pensar onde pode aplicá-las para melhorar a experiência do seu usuário?

Ter um olhar crítico e analisar todos os pontos, entendendo qual é o sentimento atual do seu público, são os passos iniciais para trabalhar a sua UX.

Nós trabalhamos com foco em UX design, pois acreditamos no diferencial de oferecer emoções positivas por meio da experiência digital. Assim, garantimos que não só os usuários fiquem satisfeitos, mas que nossos clientes também estejam em sincronia com as demandas do mercado e sejam distintos dos seus concorrentes.