Você investe nas redes sociais certas?

Você investe nas redes sociais certas?

1920 1080 Marcela Lisbôa

O assunto de hoje está presente nas nossas vidas mais do que você imagina. Sim, estamos falando das redes sociais. Afinal, nós, brasileiros, passamos quase 4 horas por dia usando pelo menos uma rede social, de acordo com a pesquisa Digital in 2018. Isso compreende ⅙ do nosso dia. É muito tempo, considerando que, em 24 horas, cumprimos tarefas vitais, como dormir, e de importância social, como estudar ou trabalhar.

Antes de começarmos, te convido a uma reflexão: Você sabe me dizer quantas vezes você acessou alguma rede social hoje? Quantas vezes abriu o Whatsapp para responder a uma mensagem? Ou se recebeu uma notificação do Instagram e clicou nela? Talvez você até chegou à este texto por meio do Facebook, não é mesmo?

A mesma pesquisa mostrou que o número de usuários de redes sociais aumentou em 7% no último ano, só no Brasil. Ou seja, o crescimento e o impacto delas na vida cotidiana é uma realidade e as empresas precisam acompanha-la. Afinal, o público está ali, online, consumindo e buscando informações, serviços e produtos.

Você está investindo na sua marca nas mídias sociais? Mais do que estar presente, é preciso impactar o seu público. Já que, da mesma forma que é grande a presença das pessoas, é grande também a presença de empresas e a concorrência neste cenário.

Conheça as principais redes sociais utilizadas no Brasil para saber em qual delas investir:

Redes sociais para apostar

Facebook: O Facebook é a rede social dominante no mundo. São mais de 2 bilhões de pessoas conectadas por meio dele. Além do grande público, o que o torna especial para você é a possibilidade de criar uma página para a sua empresa com diversos recursos que te auxiliarão a melhorar os resultados online.

Instagram: 800 milhões de contas ativas. Este é o número de perfis na rede social. No Instagram, os usuários buscam por fotos e vídeos de significado e relevância. Por isso, além de trabalhar o aspecto visual, gerar empatia por meio do seu conteúdo é fundamental. Além disso, você pode explorar os recursos de negócios para impactar seu público da maneira certa.

Twitter: O berço de memes da internet tem mais de 330 milhões de usuários e ganhou destaque no último ano pelo seu crescimento. Além das possibilidades de anúncio, o Twitter permite a utilização de bots e faz uso de hashtags de maneira inteligente para campanhas.

Youtube: O Youtube é a segunda maior rede social do mundo e funciona, até mesmo, como um buscador. Porém, ele permite a publicação apenas de vídeos e este tipo de conteúdo requer maior produção. Para a publicidade, suas formas de anúncio são muito eficientes e podem alavancar uma campanha.

Linkedin: O Linkedin é uma rede social voltada para profissionais e, por isso, tem conteúdos mais focados. Em crescimento constante, ele é um excelente canal para você conversar com possíveis colaboradores e encontrar os profissionais ideais para o seu negócio. Há a possibilidade de anúncios se você trabalhar com uma área de interesse do mercado profissional, como estudos e livros, por exemplo.

Outras plataformas

As redes de conversação também são uma boa aposta para o seu negócio, principalmente para utilizar como ferramenta de CRM. Oferecer canais de comunicação é uma forma de aproximar-se do seu público, garantir um atendimento personalizado e eficaz.

WhatsApp: No Brasil, o WhatsApp é o chat mais utilizado pela população digital. Empresas de inúmeros segmentos já utilizam o app como ferramenta de comunicação com o cliente. E até usam bots para isso. Recentemente falamos sobre o WhatsApp Business, sendo uma excelente opção para quem deseja trabalhar com ele.

Facebook Messenger: O Facebook Messenger acompanha o Whatsapp em número de usuários no mundo. Mas fica em segundo lugar quando o assunto é a população brasileira. Interligado com a plataforma do Facebook, ele permite que você interaja de maneira privada com os usuários, elabore bots e até faça SAC por meio dele.

Etapas de trabalho

É claro que escolher as mídias sociais para utilizar é só uma das muitas etapas do trabalho de gerenciamento. Afinal, produzir o conteúdo certo, no local certo, para as pessoas certas é uma tarefa complexa, que demanda:

Diagnóstico: Este trabalho é importante para entendermos como o cliente e o mercado estão posicionados nas redes sociais atualmente. Além disso, vale também para colher inspirações para as criações. No mais, ainda podemos analisar o comportamento dos usuários com as demais marcas. Aqui na Prod, realizamos constantemente este estudo de mercado.

Planejamento: Como já falamos antes, é essencial planejar. Nesta etapa, definimos as ações que serão adotadas, a periodicidade, o budget, o público que desejamos alcançar, entre outras coisas. Aliás, podemos utilizar o conhecimento adquirido no bench. Assim, é possível organizar-se, seguir as tendências do mercado e evitar falhas. Por isso nós sempre entregamos o planejamento para o cliente com antecedência, além de podermos contar também com a aprovação dele.

Monitoramento: Aqui, ficamos de olho em tudo o que rola nos perfis. E não estamos falando somente de comentários, compartilhamentos e curtidas. Afinal, há uma infinidade de métricas que podemos analisar conforme o foco da campanha. Assim, se o resultado não está saindo conforme o esperado, podemos mudar alguns aspectos da ação, por exemplo. Para monitorar, nós trabalhamos com softwares especializados em cada necessidade do trabalho.

Análise de dados: É o momento de aprofundar o entendimento dos dados que as mídias sociais oferecem. Isso porque, diferente da mídia offline, na mídia online tudo pode ser mensurado e analisado com precisão. Então, além de contar com a base de informações das próprias plataformas, é possível também utilizar outras ferramentas de mensuração. Aliás, nossa equipe conta com diversas plataforma de análise, que fazem um trabalho rápido e seguro. Desta forma, poderemos analisar se estamos no caminho certo e quais ações deram mais resultados. E, assim, melhorar a comunicação com o público por meio das redes sociais.  

Agora você já sabe quais são as redes sociais mais impactantes e as principais etapas para se trabalhar com elas. Então inclua ações nessas plataformas para melhorar a sua comunicação! Planeje conteúdos, monitore e analise as informações para adotar estratégias cada vez mais assertivas. Ah, e, se precisar de uma ajudinha, pode contar com a gente! 😉

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