Você tem uma nova mensagem: E-mail marketing

Você tem uma nova mensagem: E-mail marketing

1920 1080 Marcela Lisbôa

Se você acessar o seu e-mail neste momento, provavelmente verá um e-mail marketing entre as mensagens recentes. A continuidade da ferramenta se dá por gerar conversões e manter a interação com o usuário, diferente das redes sociais.

Inclusive, o e-mail marketing é uma das ferramentas pioneiras do marketing digital. Ele está presente em todas as etapas do relacionamento com o cliente. Um pesquisa realizada pela RockContent, em 2017, apontou que 77,2% das empresas brasileiras adotam a estratégia de e-mail marketing. Deste número, 57% utilizam para desenvolver e nutrir relacionamento com os clientes.

Mas, afinal, o que é e-mail marketing? É a junção do correio eletrônico com as técnicas de marketing. E, mais do que um spam ou uma promoção, ele é capaz de gerar leads, gerar um ROI positivo e até fortalecer a sua marca. Essa combinação de e-mail + marketing deu certo por vários motivos. Quer ver só?

O e-mail marketing te dá visibilidade

Redes sociais, plataformas e sites que oferecem login utilizam o e-mail como forma de acesso. Além disso, os smartphones também possuem uma conta de e-mail vinculada e o usuário terá que utilizar este recurso com certa frequência. E, se você estiver na caixa de entrada dele, ganhará a sua atenção.

Você pode classificar o seu público

Ao solicitar as informações das pessoas interessadas em receber o seu conteúdo, por exemplo, você pode pedir dados relevantes. Assim, você poderá segmentar seu público por idade, profissão, localização e outros dados. Desta forma, poderá trabalhar de forma pontual com cada tipo de persona.

A ferramenta oferece custo x benefício

Enviar e-mails não custa caro. Além disso, o retorno pode ser muito positivo se a sua campanha for bem estruturada.

Você garante maior interação do usuários

Cliques, visitas, views e respostas serão gerados com mais facilidade por meio do e-mail marketing. Afinal, você está falando diretamente com o cliente, com um canal de vida útil muito maior do que as redes sociais, por exemplo.

Mas, para garantir que a sua campanha de e-mkt te entregue tudo isso, você precisa estruturá-la bem. E, neste sentido, algumas dicas são muito preciosas. Então nós decidimos elencar um top10 de passos que você não pode deixar de seguir na sua campanha de e-mkt:

10 dicas para trabalhar com e-mail marketing

1. Defina o seu objetivo

Tenha em mente o que você deseja com o e-mkt que enviará. Assim, você definirá com clareza os passos para alcançar seu objetivo.

2. Construa a sua lista de destinatários

É importante que a sua lista seja qualificada para o tipo de e-mail que pretende enviar. Então, quando capturar o e-mail dos usuários, certifique-se de ter também outras informações relevantes para o seu negócio.

3. Defina a sua plataforma de envio dos e-mails

Para enviar e-mails em larga escala e com qualidade, é necessário contar com uma boa plataforma de envio. Resultados Digitais e Mailchimp são dois exemplos de ferramentas que podem ser úteis nessa hora. Na Prod, nós também utilizamos a Dinamize.

4. Escolha temas para abordar

Planeje o conteúdo do seu e-mail marketing e defina se ele será uma newsletter, um e-mail promocional ou um transacional. Pode ser útil trabalhar com um cronograma, identificando oportunidades do mercado.

5. Crie um template ou layout simples, leve e responsivo

O design do seu e-mkt conta muito! Então, não se esqueça de verificar a compatibilidade dele com os diversos leitores de e-mail e dispositivos. Ele tem que ser responsivo.

6. Elabore um assunto de e-mail incrível e chamativo

O assunto é a porta de entrada no seu e-mail. Por isso ele precisa ser convincente e atrativo. Assim, você pode utilizar imperativos para estimular ações e perguntas para gerar curiosidade. Além disso, pode trabalhar também o nome de cada usuário para criar pessoalidade.

7. Utilize um texto simples e objetivo

Quanto mais clara for a sua mensagem, melhor será para a sua marca. Afinal, os usuários não querem “perder tempo” com enrolação.

8. Não se esqueça do call-to-action

Chamar o usuário para uma ação é fundamental para melhorar os seus resultados. Assim, você dará estímulos para que ele aja como você deseja.

9. Monitore a eficácia do seu e-mail

Muitas das plataformas de envio oferecem métricas de e-mkt para você entender como está a sua campanha. Porém, atente-se aos dados mais relevantes para o seu objetivo. Por exemplo, se você busca conversões para o site, a taxa de cliques pode ser importante.

10. Tenha continuidade na sua ação e envie outros e-mails para a sua lista

É importante manter uma periodicidade de envios, para ajudar na conversão e manter seu relacionamento com o cliente. Assim, você pode planejar e-mails complementares, ofertas especiais para aqueles que já interagiram pelo e-mail anterior e caminhar com o usuário pelo funil de vendas.

Essas etapas são essenciais para o sucesso de um e-mkt e nós não deixamos de planejá-las para os nossos clientes. Quando trabalhamos com email marketing para o Mira Serra, por exemplo, ofertamos experiências incríveis no hotel. Por isso, nos certificamos de caminhar com os usuários até a conversão, com uma sequência de e-mails atraentes.

Vale ressaltar que qualquer tipo de negócio pode trabalhar com e-mkt, seja para desenvolver a marca ou divulgar promoções. Basta seguir esses passos de sucesso para garantir que a sua lista alcance o objetivo da campanha. Invista nessa poderosa ferramenta de marketing digital e aprimore a sua estratégia online.

4 comentários
  • Olá, gostei muito do conteúdo. Eu estava à procura de informações sobre essa modalidade de serviço de marketing. Valeu Prod, sempre com boas informações bem claras e objetivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *