WhatsApp Business: Novidade em comunicação empresarial

WhatsApp Business: Novidade em comunicação empresarial

1920 1080 Leonardo Pereira

Uma nova ferramenta que promete revolucionar a comunicação entre consumidor e empresa foi lançada no mercado: o WhatsApp Business. O aplicativo manteve as mesmas características anteriores, porém, algumas funcionalidades foram adicionadas. Assim, ele facilitará a vida do usuário que, agora, pode oficialmente assumir o nome da empresa em seu perfil no app.

O WhatsApp está presente nas mãos de 100 milhões de brasileiros. E, agora, ele quer aumentar seu nicho para englobar, também, as empresas que buscam essa comunicação instantânea com seu cliente. Isso acontece porque, segundo uma pesquisa da Morning Consult, a cada cinco pequenas empresas no Brasil, quatro usam o WhatsApp. O app funciona como uma ferramenta de trabalho, de acordo com a mesma pesquisa, encomendada pelo Facebook (proprietária da marca).

Já disponível para download no Google Play (procure por WhatsApp Business), o serviço é completamente gratuito. Além disso, não há intenção (pelo menos por enquanto) de inserção de anúncios ou monetização do aplicativo, segundo Jan Koum, CEO da empresa.

Principais mudanças com WhatsApp Business

Abaixo, listamos as três principais mudanças do app, ao assumir o perfil empresarial, para você ficar por dentro das novidades:

       Perfil empresarial
Os usuários conseguirão personalizar os seus perfis e inserir informações úteis ao cliente. Assim, entre as informações, estão: A localização, quais os serviços prestados, um pequeno descritivo das principais atividades e o endereço de e-mail para contato. Além disso, as pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois ela estará sinalizada como conta comercial.

       Análise de Métricas
Ainda que de maneira simplista, o aplicativo oferece uma relação que mostra a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

       Respostas automáticas
Talvez seja essa a melhor novidade! Nessa versão, é possível programar mensagens inteligentes (agendando dia e horário) para disparo automático! Pode ser no formato de envio de respostas rápidas para perguntas frequentes ou mensagens de saudação apresentando a empresa. Também pode ser um aviso de ausência para os clientes saberem quando o usuário business estiver ocupado.

Lembrando que se modernizar, especialmente quanto à comunicação com seu cliente, é sempre válido! Porém, leve em consideração a necessidade de avaliar pessoas qualificadas para cuidar deste canal. Caso contrário, ele pode prejudicar a imagem da empresa ao invés de ajudar a melhorar.

O mercado não para de inovar, por que você também não segue esse caminho? Uma ótima maneira de começar é contratar uma agência de marketing digital, pois ela te dará todo o suporte necessário. Nós, aqui da Prod, iniciamos nossos testes com o WhatsApp Business, então fica ligado que em breve voltaremos com a nossa avaliação sobre o app! 😉